Morreu nesta segunda-feira (24) a matemática negra Katherine Johnson, integrante da equipe da Nasa que elaborou a viagem da Apollo 11 até a Lua e ficou famosa ao ser retratada no filme "Estrelas Além do Tempo" (2016). A instituição confirmou a morte por meio de um comunicado.
Leia também: Itália, Coreia do Sul e Irã confirmam novas mortes causadas pelo coronavírus
"Estamos triste de informar a morte da celebrada matemática Katherine Johnson. Hoje, nós celebramos os 101 anos de sua vida e e de todo o seu legado de excelência e que quebrou as barreiras sociais e raciais de nosso país", escreveu a Nasa no comunicado divulgado.
Retratada no filme, Katherine integrava um grupo de matemáticas negras chamado "Computer Pool" e foi uma das responsáveis por criar os cálculos que possibilitaram a alunissagem da Apollo 11 na lua e colocaram os astrounautas Buzz Aldrin e Neil Armstrong na história, além de garantir a vitória dos EUA na corrida espacial contra a União Soviética.
Em 2015, ela foi homenageada pelo então presidente Barack Obama, quando recebeu a Medalha da Liberdade, a condecoração civil mais importante do país. Já em 2019, ela recebeu outra honraria, ao ter seu nome dado a um novo centro de pesquisa computacional da Nasa.
Leia também: Samarco e Renova atrasam dragagem de usina; multa soma R$ 46 milhões
Administrador da instituição, James Bridenstine lamentou a morte: "nossa família está triste em saber que Katherine morreu hoje. Ela era uma verdadeira heroína norte-americana e seu legado e pioneirismo jamais serão esquecidos".