Planeta

Galáxia
ESA/Hubble & Nasa, D. Rosario et al.
A NGC 3175 é um bonito exemplo de galáxia espiral

Localizada a cerca de 50 milhões de anos-luz de distância, na constelação de Antlia (a Máquina Pneumática, constelação do hemisfério celestial sul), a galáxia NGC 3175 é a protagonista nesta imagem do Telescópio Espacial Hubble , da Nasa e da Agência Espacial Europeia (ESA).

Leia também: Homem morre após acidente entre moto e carreta; vídeo é forte

Descoberta em 30 de março de 1835 por John Herschel, essa galáxia espiral barrada é uma bela composição no céu, com sua mistura de manchas de gás resplandecente, faixas escuras de poeira, núcleo brilhante e braços giratórios.

A galáxia é membro do grupo homônimo NGC 3175 , que foi chamado de análogo próximo para o Grupo Local. O Grupo Local contém nossa própria galáxia, a Via Láctea, e cerca de 50 outras – uma mistura de galáxias espirais, irregulares e anãs. O grupo NGC 3175 contém duas galáxias espirais grandes – o tema desta imagem e a NGC 3137 – e várias galáxias espirais e satélites de massa mais baixa.

    Grupos de galáxias são algumas das reuniões galácticas mais comuns no cosmos, e compreendem 50 ou mais galáxias , todas unidas pela gravidade.

    Leia também: Marcelo Odebrecht diz que Lula pediu estrada, mas empresa quis porto em Cuba

      Mais Recentes

        Comentários

        Clique aqui e deixe seu comentário!