Tamanho do texto

Previsão feita por especialistas estima que cerca de 400 meteoros por hora possam ser vistos a olho nu na madrugada desta sexta em todo o País

chuva de meteoro arrow-options
Pixabay/Creative Commons
Segundo pesquisadores, chuva de meteoros pode durar até 40 minutos

Moradores de todas as regiões do Brasil terão chance de ver uma chuva de meteoros na madrugada desta sexta-feira (22). Segundo previsão de Ekso Lyytinen e Peter Jennisksens, publicada no jornal eMeteorNews, cerca de 400 meteoros por hora devem cruzar os céus por volta das 1h50 (horário de Brasília).

A previsão dos cientistas afirma que atividade da tempestade de Alfa Monocerotídeas, uma chuva "pouco usual", deve durar entre 15 e 40 minutos. Outras chuvas de meteoros do mesmo tipo foram registradas pela ciência nos anos de 1925, 1935, 1985 e 1995. Nos anos de 1925 e 1935, mais de mil meteoros foram registrados por hora nos céus.

Leia também: Espetáculo astronômico: o que você ainda pode observar no céu em 2019 

Apesar das expectativas da ciência, é possível que a chuva frustre alguns dos entusiastas por astronomia. O meteorologista Bill Cooke, da Nasa, revisou o estudo dos cientistas e afirmou que há chances de que menos meteoros do que o previsto sejam registrados no céu.

Quem quer tentar ver a chuva de meteoros deve procurar um local com pouca poluição de luminosidade e tentar chegar na área mais de meia hora antes do fenômeno, para que a vista se adapte ao escuro.