Planeta

Pesquisadores observaram e registraram, pela primeira vez, animais da família dos suínos usando ferramentas . O estudo foi feito com a espécie javali das visayas, que é endêmica das Filipinas. Na pesquisa, os cientistas viram os porcos usarem pedaços de pau para cavar e construir ninhos.

Leia também: Ouriço-do-mar pode ajudar no futuro da mineração e operações de usinagem

O uso de ferramentas já havia sido registrado entre primatas e até entre os polvos, mas esse comportamento ainda não havia sido descrito cientificamente em suínos . Segundo os autores do estudo , três indivíduos foram vistos usando os pedaços de pau. Duas fêmeas os usaram, em movimentos rotativos, nos estágios finais de construção de um ninho, e um macho usou um pau para cavar a terra .

“Nossas observações sugerem a hipótese de que o comportamento de uso do pedaço de pau para cavar pode ser aprendido socialmente tento verticalmente (de mãe para filho) como horizontalmente (de fêmea para macho). Quando esse comportamento foi usado pelas fêmeas, ele tinha a função específica de construção de ninho”, dizem os pesquisadores no artigo.

Leia também: Fóssil de 360 milhões de anos de ancestral de tubarão é encontrado no Marrocos

Uma das pesquisadoras relatou ter visto uma das fêmeas cavar uma área para construir um ninho. A porca depositava algumas folhas no local, as movia para um lugar diferente, e cavava também usando o focinho .

Em um momento, a porca pegou com a boca um pedaço de casca de árvore medindo 10 cm x 40 cm, que estava no monte de folhas, e o usou para cavar, levantando e empurrando o solo para trás, energetica e rapidamente.