Nasa registra pela primeira vez fenômeno em que buraco negro "devora" estrela

Descoberta mostra “perturbações de maré”, fenômeno raro em que as forças do buraco negro puxam estrelas ou outros corpos celestes e os despedaçam

Foto: Divulgação/Nasa
O fenômeno acontece a cada 10.000 a 100.000 anos em galáxias como a Via Láctea.

A agência espacial norte-americana (Nasa)  acompanhou pela primeira vez  o processo em que um buraco negro atrai e destrói uma estrela . Estudo sobre o fenômeno foi publicado, nesta quinta-feira (26), na revista científica “The Astrophysical Journal” .

Leia Também: Mais um mistério? Imagens mostram 'solo zebrado' em cratera de Marte

Continua após a publicidade

O fenômeno , conhecido como “perturbações da maré”, é raro e difícil de ser observado. Em galáxias do tamanho da Via Láctea, acontece a cada 10.000 a 100.000 anos. Confira o vídeo:

O buraco negro observado possui seis milhões de vezes a massa do Sol. Localizado no meio da constelação Volans, conhecida como Peixe Voador, está há 375 milhões de anos-luz da Terra.

 “Pudemos ver exatamente quando o evento começou a brilhar. Isso nunca tinha acontecido antes”, explicou Thomas Holoien, um dos cientistas responsável pelo estudo. O registro inédito é importante para a compreensão do fenômeno e foi capturado pelo satélite TESS da Nasa