Mais um mistério? Imagens mostram 'solo zebrado' em cratera de Marte

Efeito fotografado pela sonda Mars Orbiter, da Nasa, surgiu com processos de formação de rochas marcianas que podem ter levado bilhões de anos

Foto: Nasa/JPL-Caltech/Universidade do Arizona
Imagem mostra formações diferentes no solo marciano

A imagem acima, obtida pela sonda Mars Reconnaissance Orbiter, da Nasa, mostra sedimentos de rocha e areia na cratera Danielson, em Marte. Essa cratera de impacto tem cerca de 67 quilômetros de diâmetro e fica no sudoeste da região denominada Arabia Terra.

Leia também: Pescaria recorde! Trio captura gigantesco atum azul, avaliado em R$ 14 milhões

A foto está numa escala de 50 centímetros por pixel, e o norte fica no alto da imagem.

Continua após a publicidade

A rocha foi formada milhões ou até bilhões de anos atrás, quando partículas soltas gradualmente se estabeleceram na cratera, camada a camada, e endureceram para chegar ao seu formato atual. Devido a variações cíclicas na natureza dessas partículas, algumas delas foram mais resistentes à erosão. Com o tempo, elas formaram os degraus visíveis hoje.

Foto: Nasa/JPL-Caltech/Universidade do Arizona
Outra imagem do local: a combinação com a primeira foto permitirá avaliações sobre a espessura das camadas e sua variação ao longo do tempo

Conforme areias de cores diferentes, parecendo mais escuras e menos vermelhas (na foto, mais “azuis” no contraste), espalharam-se pelos degraus, surgiu o padrão de zebra que se observa.

Leia também: "Se contar, acontece mais vezes": homem é preso por estuprar filha de nove anos

A combinação dessa imagem com outra tirada da área (veja acima) permitirá que as espessuras das camadas e sua variação ao longo do tempo sejam medidas. Isso vai fornecer aos cientistas sugestões sobre os antigos processos climáticos que as criaram.