Planeta

Imagem mostra formações diferentes no solo marciano
Nasa/JPL-Caltech/Universidade do Arizona
Imagem mostra formações diferentes no solo marciano

A imagem acima, obtida pela sonda Mars Reconnaissance Orbiter, da Nasa, mostra sedimentos de rocha e areia na cratera Danielson, em Marte. Essa cratera de impacto tem cerca de 67 quilômetros de diâmetro e fica no sudoeste da região denominada Arabia Terra.

Leia também: Pescaria recorde! Trio captura gigantesco atum azul, avaliado em R$ 14 milhões

A foto está numa escala de 50 centímetros por pixel, e o norte fica no alto da imagem.

Você viu?

A rocha foi formada milhões ou até bilhões de anos atrás, quando partículas soltas gradualmente se estabeleceram na cratera, camada a camada, e endureceram para chegar ao seu formato atual. Devido a variações cíclicas na natureza dessas partículas, algumas delas foram mais resistentes à erosão. Com o tempo, elas formaram os degraus visíveis hoje.

Cratera
Nasa/JPL-Caltech/Universidade do Arizona
Outra imagem do local: a combinação com a primeira foto permitirá avaliações sobre a espessura das camadas e sua variação ao longo do tempo

Conforme areias de cores diferentes, parecendo mais escuras e menos vermelhas (na foto, mais “azuis” no contraste), espalharam-se pelos degraus, surgiu o padrão de zebra que se observa.

Leia também: "Se contar, acontece mais vezes": homem é preso por estuprar filha de nove anos

A combinação dessa imagem com outra tirada da área (veja acima) permitirá que as espessuras das camadas e sua variação ao longo do tempo sejam medidas. Isso vai fornecer aos cientistas sugestões sobre os antigos processos climáticos que as criaram.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!