Historiador alegou que Jesus e seus apóstolos usavam óleo de maconha para operar milagres de cura e ungir enfermos
Reprodução/Shutterstock
Historiador alegou que Jesus e seus apóstolos usavam óleo de maconha para operar milagres de cura e ungir enfermos

Jesus e seus apóstolos podem ter usado óleo de maconha para 'operar milagres' de cura. Isso é o que um novo estudo de um historiador sugere. Segundo as pesquisas do cientista e escritor americano David Bienenstock, a cannabis era facilmente encontrada em todo o Oriente Médio há dois mil anos, e as pessoas costumavam a utilizar como ingrediente caseiro para tratar doenças e enfermidades.

Leia também: Jesus amigo dos ETs? Grupo diz que imagem de crucificação traz prova da "visita"

Em suas análises, Bienenstock explicou que os óleos sagrados usados ​​nos primórdios da Igreja Católica continham kaneh-bosem , um ingrediente que, segundo ele, provém do óleo de maconha . O pesquisador afirmou que o extrato, geralmente absorvido pela pele, pode ter ajudado a curar pessoas com doenças físicas e mentais muito antes dos primeiros medicamentos produzidos em massa.

Versão sagrada do óleo de maconha e discussão sobre uso

Religiosos e profissionais do meio científico têm debatido a questão com frequência, mostrando opiniões divergentes. Para os cristãos, as alegações são contenciosas, já que “as provas de que a kaneh-bosem era um extrato da cannabis são rasas e sem fundamento”.

Pesquisadores que se opõem às pesquisas de Bienenstock, como o professor de botânica da Old Dominion University, Lytton John Musselman, acreditam que a erva misteriosa seja uma raíz conhecida como cálamo ou "bandeira doce", por conter um histórico medicinal mais abrangente e "verídico", conforme defende.

Leia também: Portugal passa a aprovar o uso da maconha para fins medicinais em todo o país

Em entrevista ao Daily Mail , David Bienenstock ressaltou que os óleos usados para unção foram regularmente utilizados pelos católicos da época para tratar doentes e idosos, sendo despejado diretamente na pele dos enfermos.

"A versão hebraica da receita do óleo sagrado continha quase três quilos de uma erva ainda não identificada, conhecida como keneh-bosem . Registros históricos mostram que a maconha era acessível na época, uma vez que sabiam como cultivá-la e explorar suas propriedades medicinais . Não há nada diferente entre o óleo de cannabis usado hoje e o utilizado no tempo de Jesus Cristo. A única diferença é que, atualmente, podemos analisar as coisas com uma fundamentação cientifica e medicinal e não considerar tudo como ‘um milagre’”, alegou.

Leia também: Maconha é alternativa no tratamento da dor

Chris Bennett, que desenvolve pesquisas sobre maconha há anos, explicou que ambas as possiblidades devem ser consideradas, e que o tabu em relação ao uso de cannabis como elemento medicinal deve ser quebrado.

“Pessoas ungidas com óleos sagrados estavam ‘imersas’ em ervas que não conheciam, e provavelmente o óleo de maconha fazia parte dessa mistura. Não se pode descartar o uso medicinal de cannabis durante o período de Jesus Cristo. Há registros arqueológicos que evidenciam isso", concluiu ele em um artigo publicado na revista norte-americana High Times .

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!