Lua de Saturno possui elementos para o desenvolvimento da vida, diz novo estudo

Com informações coletadas pela sonda Cassini, pesquisadores descobriram a presença de grandes e complexas moléculas em Encélado, lua de Saturno

Lua de Saturno, Enceladus pode ser uma grande candidata ao desenvolvimento da vida fora do planeta Terra
Foto: Nasa

A sonda Cassini, da Nasa, coletou informações que revelaram a presença de moléculas necessárias para a vida fora da Terra em uma lua de Saturno. De acordo com análises realizadas pela Universidade de Heidelberg, na Alemanha, a lua Encélado também apresenta outras condições adequadas para o desenvolvimento da vida.

Leia também: 'Momento relaxante', diz mulher flagrada em caiaque cercado de tubarões brancos

O novo estudo, publicado em um artigo científico, identificou moléculas orgânicas grandes e complexas e demonstrou que Encélado teria fontes hidrotermais. Ela seriam capazes de se misturar com o material do núcleo da lua de Saturno , cheio de água, e também de liberar tal material no espaço em forma de partículas pequenas de gelo e também de vapor.

"Água líquida, fonte de energia e moléculas orgânicas são requeridas para sustentar a vida como conhecemos", disse Christopher Glein, cientista espacial, para o The Guardian . "Além da Terra, nenhum outro planeta no Sitema Solar confirmou evidências dos três elementos necessários em um ambiente contemporâneo para possuir vida".

A pesquisa ainda não é conclusiva e contou com a análise de dados que a sonda Cassini reuniu antes de ser desativada, em 2017.

Sonda Cassini e suas descobertas na lua de Saturno

Responsável por observações que revolucionaram a forma como os cientistas entendem Saturno , a missão Cassini foi iniciada em outubro de 1997. Ela demorou sete anos para percorrer mais de três bilhões de quilômetros até chegar ao planeta e seus famosos anéis, onde passou mais 13 anos e descobriu, dentre outros importantes feitos, seis de suas 60 luas.

Sem combustível o suficiente, os cientistas da  Nasa  decidiram que fazê-la atravessar a atmosfera do planeta, como um verdadeiro meteoro, é a melhor maneira de encerrar suas atividades. De acordo com o site  Telegraph,  a comunicação entre Cassini e a Terra foi encerrada em setembro do ano passado.

Devemos à missão a descoberta de que, na lua de Encélados, existe um grande oceano formado por água líquida, sais e compostos orgânicos simples. Tal descoberta despertou nos cientistas da Nasa a vontade de desenvolver um artefato espacial para ser enviado até Encélados em busca de formas de vida semelhantes as que são encontradas em nosso planeta.

Leia também: Humanos são única fonte de vida inteligente no espaço, sugere estudo britânico

Agora, com as novas descobertas justamente a partir de dados coletados pela Cassini, os astrônomos pretender enviar uma nova missão para a  lua de Saturno .

*Com informações da Agência Brasil