Imagens das novas crateras da Lua foram capturadas pela espaçonave Lunar Reconnaissance Orbiter (LRO) da Nasa
Reprodução/Nasa

O primeiro lar extraterreste para os seres humanos pode ter sido descoberto graças a um mecanismo de inteligência artificial (AI). Após análises na Lua, a ferramenta identificou sete mil novas crateras no único satélite natural do planeta Terra, que podem abrigar vida devido a alta proteção à radiação solar perigosa.

Leia também: Nasa pode não conseguir desviar asteroide de 381 metros da Terra, diz cientista

O software de computador desenvolvido nos Estados Unidos pela equipe de pesquisadores liderada por Ari Silburt, da Penn State University, e por Mohamad Ali-Dib, da Universidade de Toronto, registraram mais de 90 mil imagens da superfície da Lua em uma rede neural artificial (ANN), que tem como intuito simular como o cérebro funciona a fim de reconhecer padrões de informação.

A tecnologia

A ANN da equipe foi programada para categorizar imagens e identificar crateras maiores que cinco quilômetros de diâmetro, conseguindo detectar 6.883 novas crateras já em seu primeiro teste. Segundo Silburt, o feito, que duplicou o número total de crateras conhecidas com esse tamanho, pode auxiliar ainda mais nas descobertas e nas contagens dos fenômenos.