A agência espacial americana, Nasa, divulgou nesta semana a foto do planeta Terra visto à maior distância já registrada. A missão não tripulada New Horizons voltou seu telescópio para o nosso planeta quando estava situada a uma distância recorde de 6,12 bilhões de quilômetros de nós.
Leia também: Cientistas descobrem planetas fora da Via Láctea pela primeira vez na história
O recorde anterior durou 27 anos e pertencia à missão Voyager 1, também da Nasa , que capturou uma imagem da Terra a 6,06 bilhões de quilômetros do planeta em 1990 (a foto da New Horizons foi feita no dia 5 de dezembro de 2017).
Controlada a partir do Laboratório de Física Aplicada Johns Hopkins, em Maryland, nos Estados Unidos, a New Horizons estabeleceu a marca de 6,12 bilhões de distância da Terra apenas duas horas após ter superado a marca da Voyager 1. Ou seja, a missão quebrou o recorde de foto mais distante da Terra duas vezes no mesmo dia.
A foto que deteve o recorde por apenas 120 minutos (ao lado) perdeu o posto porque os cientistas responsáveis pelo projeto queriam verificar como os corpos celestes mudam de lugar conforme a New Horizons se desloca pelo espaço. A nave se projeta a uma velocidade impressionante e consegue avançar 1,1 milhão de quilômetros em um único dia.
'Coração' de Plutão
A missão New Horizons foi lançada em 2006 e teve como objetivo inicial o estudo de Plutão, suas luas, e o cinturão de Kuiper. Em 2015, a missão não tripulada começou a enviar imagens aos cientistas da Nasa, incluindo as primeiras que revelaram a imagem de um 'coração' na superfície do planeta-anão. O estudo foi importante para determinar, após décadas de discussões, qual a real dimensão de Plutão: 2,370 quilômetros de diâmetro, tamanho maior do que muitos cientistas acreditavam.
De acordo com a Nasa, a missão New Horizons está hibernando neste início de ano e passará por um checkout completo de seus sistemas em junho.
Leia também: Estudo da Nasa mostra que planeta Terra está cada vez mais distante do Sol