O dinossauro era um predador, possuía  uma cabeça de Velociraptor e dentes afiados que lhe permitiam caçar
Reprodução/The Field Museum
O dinossauro era um predador, possuía uma cabeça de Velociraptor e dentes afiados que lhe permitiam caçar

O mundo jurássico ganhou mais cores nesta semana. Pesquisadores da Universidade Normal de Shenyang descobriram o dinossauro mais "psicodélico" de todos os tempos. Trata-se do Caihong Juji , criatura do tamanho de um corvo que habitava a China há 161 milhões de anos.

Leia também: Queda de meteorito em Michigan causa terremoto nos EUA e no Canadá

Caihog, que em mandarim quer dizer ‘arco-íris’, tinha penas extremamente coloridas e brilhantes. De acordo com os pesquisadores, as cores foram identificadas porque o fóssil do dinossauro ainda preservava melanosomas, ou seja, células características à pigmentação.

Após escanear o fóssil do animal com a ajuda de um microscópio, os cientistas realizaram uma comparação de dados na segunda-feira (15). Com ela, puderam comprovar que a pigmentação das penas na região da cabeça, peito e cauda era em tons de azul, verde e laranja, sendo muito parecidas com as encontradas em pássaros como o beija-flor.

O 'arco-íris'

A descoberta foi feita na província chinesa de Hebei e sugere “um mundo jurássico mais colorido do que todos imaginavam anteriormente", afirma o biólogo evolutivo Chad Eliason.

Leia também: Após 500 anos, cientistas descobrem doença que matou quase 20 milhões de astecas

Grande parte do 'dinossauro arco-íris’ era coberta por uma plumagem escura, mas as penas vibrantes e coloridas se faziam presentes e mudavam de tonalidade na parte superior de seu corpo. Embora muitas características sejam semelhantes a dos pássaros, os estudiosos duvidam que a criatura pudesse voar. Para eles, as penas  de Caihog Juji servia apenas para atrair parceiros e se isolar.

“Ele é extremamente similar aos pássaros mais antigos, como o Archaeopteryx . Para ser honesto, não sei quais função suas penas desempenhavam, mas acho que não podemos desconsiderar completamente a possibilidade de servirem para auxiliá-lo a voar”, disse o cientista Xing Xu, da Academia Chinesa de Ciências.