Provavelmente, se você esteve na Terra nos últimos meses, já encontrou crianças (e adultos) rodando um pequeno objeto nas mãos. O brinquedo do momento chamado fidget spinner, ou simplesmente “spinner”, virou febre mundial – e agora até as fronteiras terrestres atravessou. Afinal, foi parar nas mãos dos astronautas na Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês).
Leia também: Cientistas observam colisão de estrelas de nêutron e a formação de buraco negro
Na última sexta-feira (13), o astronauta da Agência Espacial Norte-Americana (Nasa) Randy Bresnik compartilhou um vídeo em que revela como o fidget spinner se comporta na ISS, onde é possível perceber um "efeito de gravidade zero", mostrando diversos experimentos com o brinquedo: desde movimentos simples de girá-lo em torno de seu eixo até o rolamento do próprio astronauta em volta do objeto.
Leia também: Javalis "radioativos" são encontrados na Suécia e preocupam autoridades
Nas imagens, é possível ver o brinquedo vermelho e branco com uma logomarca da agência espacial dos EUA no centro. Diversos astronautas do time atual da ISS revezaram-se na brincadeira e desempenharam alguma “pirueta”.
O vídeo está fazendo um tremendo sucesso nas redes sociais, com milhares de comentários e compartilhamentos às imagens descritas por uma pessoa como “o único vídeo interessante sobre o fidget spinner feito até agora”.
Leia também: Após errar data, numerólogo "remarca" fim do mundo para o próximo domingo
Agora, você pode estar se perguntando: quanto tempo o objeto poderá girar em uma microgravidade? Astronauta da Nasa
, Bresnik disse que ainda não tem uma resposta para esta pergunta. “Não tenho certeza [quanto tempo poderia girar], mas é uma ótima maneira de experimentar as leis do movimento de Newton!”, brincou.
Apesar de ser muito peculiar, o fidget spinner está longe de ser o objeto mais estranho que foi levado para a Estação Espacial Internacional nos últimos anos. Veja uma lista de alguns itens curiosos já revelados pelos astronautas da Nasa: