Lesões cerebrais podem tornar as pessoas mais religiosas, diz pesquisa

Novo estudo sugere que danos no córtex pré-frontal do cérebro podem resultar em maior extremismo religioso e menor abertura a novas ideias

Pessoas que sofreram danos no cérebro podem se tornar mais extremistas e estão menos aberta a novas ideias
Foto: Zeynep M Saygin, McGovern Institute, MIT/wellcomeimages.org
Pessoas que sofreram danos no cérebro podem se tornar mais extremistas e estão menos aberta a novas ideias

Por anos, cientistas especularam a existência de um “ponto de Deus” no cérebro, uma área distinta, responsável pelas crenças religiosas. Recentemente, especialistas descobriram que pessoas que sofreram algum tipo de dano cerebral tendem a ser mais extremistas em termos de religião.

Leia também: Transplante de cérebro pode se tornar realidade em 2020, garante cientista

De acordo com um novo estudo realizado pela Northwestern University, em Illinois, nos Estados Unidos, pessoas que sofreram lesões no córtex pré-frontal do cérebro são menos abertas a novas ideias e mais suscetíveis a se tornarem fundamentalistas.

A pesquisa aponta que pessoas com lesões cerebrais apresentavam menos flexibilidade cognitiva e tinham maior dificuldade para mudar seu ponto de vista quando encontravam novas evidências.

O córtex pré-frontal é uma região associada a diversas funções, como a capacidade de planejamento e de percepção. Anteriormente, essa estrutura cerebral já foi relacionada a experiências místicas e religiosas. De acordo com as pesquisas, danos nessa área podem fazer com que as pessoas se tornem menos críticas ao comparar suas crenças religiosas com a fé de outras pessoas.

Leia também: Cientistas desenvolvem nova técnica para prever morte precoce

O estudo observou 119 pessoas que sofreram alguma lesão cerebral durante a guerra do Vietnam e outros 30 veteranos que não sofreram lesão alguma. Foi solicitado que os participantes respondessem a afirmações como “Para levar uma vida melhor e mais significativa, uma pessoa deve seguir a única religião verdadeira”.

Os especialistas descobriram que os veteranos lesionados no córtex pré-frontal tinham níveis mais altos de fundamentalismo religioso do que os outros. “Crenças humanas, e nesse caso crenças religiosas, são um dos conhecimentos sociais e cognitivos que nos diferenciam das outras espécies”, disse o coautor da pesquisa, Jordan Grafman, ao PsyPost .

Segundo a pesquisa, a estrutura cerebral, e no caso o dano a uma área específica, está ligado a crenças teológicas. “Precisamos entender quão distintas as crenças religiosas são das crenças morais, legais, políticas e econômicas em suas representações no cérebro”, falou Grafman.

Leia também: Cientistas desvendam como o cérebro funciona durante os sonhos

Estímulos

Por mais que o estudo ajude a entender a religião, existem outros fatores que influenciam no quão religiosa uma pessoa é. Entre eles, estão os traços de personalidade e o ambiente social. “Enquanto crenças religiosas ou não podem ser estudadas seletivamente e independentes de outros processos cognitivos e sociais, sua dependência e interação com outros processos do cérebro será uma importante área de pesquisa nas próximas décadas”, completou Grafman.