Em Pueblo Bonito, no Novo México, dinastia matriarcal provavelmente manteve poder durante mais de 300 anos
Wikimedia Commons

Um time de arqueólogos e antropólogos biológicos descobriu que uma dinastia matriarcal provavelmente dominou Pueblo Bonito, no Novo México, por mais de 300 anos. Para chegar a esta conclusão, os cientistas usaram uma combinação de datação de carbono radioativo e DNA antigo.

Leia também: Sonda da Nasa encontra objeto desconhecido nos anéis de Saturno

“Não estamos afirmando que essa era uma sociedade a nível de estado, mas também não achamos que era uma comunidade igualitária”, disse o chefe de antropologia da Universidade do Estado da Pensilvânia, Douglas J. Kenneth, sobre a possível dinastia .

Anteriormente, arqueólogos acreditavam que a comunidade que vivia no cânion Chaco poderia ser desde uma sociedade igualitária sem líderes até um estado bem estabelecido -- ou mesmo um reino. As novas descobertas mostram que o grupo era organizado hierarquicamente com a liderança herdada da linha maternal.

Tipicamente, a única forma de determinar status em sociedade ancestrais é por meio dos itens enterrados junto aos líderes, além da forma como o funeral era conduzido.  Em escavações conduzidas pelo Museu Americano de História Natural, foi encontrada uma cripta datada entre 800 e 1130, com indícios de 14 funerais.