
As Linhas 1-Azul, 3-Vermelha e 5-Lilás, do Metrô de São Paulo , apresentaram problemas operacionais na manhã desta sexta-feira (09).
Através das redes sociais do Metrô, um comunicado informou a população de que, devido à uma ocorrência na Estação Vergueiro, os trens da Linha 1-Azul circulam com maior tempo de viagem . Mais tarde, a companhia afirmou que a lentidão se deu devido a uma falha de um veículo de manutenção, que teve de ser retirado dos trilhos .
Por conta do problema operacional na Linha 1-Azul, que afetou a circulação a partir das 4h40, o excesso de passageiros também afetou a Linha 3-Vermelha, que apresenta lentidão e maior intervalo entre os trens . Ônibus do sistema Plano de Apoio entre Empresas de Transporte frente a Situações de Emergência (PAESE) foram acionados para auxiliar os passageiros.
Na Linha 5-Lilás, a falha se deu em um equipamento de via, próximo à Estação Santo Amaro . Os trens circulam com maior intervalo entre uma composição e outra e a linha opera com circulação em via única na estação. Ônibus da operação PAESE também foram acionados para atender aos clientes do trajeto.
Normalização
Através de suas redes sociais, o Metrô anunciou, por volta das 6h40, que a circulação da Linha 1-Azul estava em processo de normalização, mas que eventuais reflexos ainda podem ocorrer, tanto no trajeto inicial da falha, quanto na Linha 3-Vermelha. Através do site da companhia, a operação de ambas as linhas consta como “Normal”.
A Motiva Trilhos
, concessionária da Linha 5-Lilás, publicou em suas redes que equipes de manutenção estão no local e trabalham na regularização. No site onde a operação das linhas é atualizada, o trajeto consta como “Operação Normal”, a partir das 7h03; reflexos da falha ainda devem ser sentidos pela população.
Operação PAESE
O Plano de Apoio entre Empresas de Transporte frente a Situações de Emergência (PAESE), é acionado quando acontecem interrupções ou falhas graves no sistema sob trilhos da cidade de São Paulo .
A operação consiste em um sistema de ônibus gratuitos acionado na capital, pela SPTrans, para percorrer certos pontos da cidade no qual a linha específica do transporte inicial passaria, auxiliando o passageiro a chegar no local necessário.