Sindicato dos metroviários definem nesta terça-feira (12) se haverá greve em São Paulo
Fernando Frazão/Agência Brasil
Sindicato dos metroviários definem nesta terça-feira (12) se haverá greve em São Paulo

O Sindicato dos Metroviários de São Paulo definirá, nesta noite de terça-feira (12), se a categoria entra em greve na capital paulista já a partir desta quarta-feira (13). A assembleia final está prevista para começar às 18h30 (horário de Brasília).

A reunião será realizada na sede do sindicato e, caso a greve seja aprovada, as linhas afetadas serão a  1-Azul; 2-Verde; 3-Vermelha; 15-Prata (Monotrilho), que são aquelas administradas pelo governo de São Paulo

As demais linhas são privatizadas ou de responsabilidade da CPTM e não integram a mobilização. 

Os representantes da categoria alegam intransigência por parte da empresa. A classe reclama da diminuição do quadro de funcionários e  reivindica novos concursos públicos o que, segundo o sindicato, não são realizados  há 10 anos.

O governador decidiu que não vai mais fazer concurso público e a direção da empresa está conivente com essa decisão. Busca na terceirização a forma de ocupar os postos Sindicato dos Metroviários de São Paulo



Demais reivindicações

Os metroviários ainda pedem melhorias no plano de saúde, igualdade salarial nas mesmas funções e  e negociações de participação nos resultados da empresa.

O sindicato entende que essas práticas precarizam o serviço e o trabalho.

Ainda segundo eles, o plano de saúde da classe vem sendo impactado pela falta de funcionários, o que faz com que o desconto do plano seja maior para os colaboradores.

Na semana passada, os representantes da categoria disseram que a greve poderia ser evitada se o governo estadual e a direção do Metrô negociassem com eles.

    Comentários
    Clique aqui e deixe seu comentário!

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

    Mais Recentes