Funcionário de terceirizada é preso cobrando para religar energia

Homem que trabalha em empresa parceira da Enel foi detido em flagrante pelo crime de corrupção passiva, na zona sul de São Paulo

Prisão em flagrante foi registrada na zona sul de São Paulo
Foto: Reprodução/ PCSP
Prisão em flagrante foi registrada na zona sul de São Paulo

Um funcionário de uma empresa terceirizada da concessionária Enel foi preso nesta quinta-feira (11) por realizar cobranças ilegais à clientes que sofriam com a falta de energia elétrica, ocasionada pela ventania que atingiu a Grande São Paulo nesta quarta-feira (10).

Queda de árvores e danos na rede provocados por rajadas de vento deixaram milhões de residências e estabelecimentos comercias sem energia. O problema persiste há mais de 24 horas.

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Em nota enviada ao Portal iG, a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP/SP ) afirmou que policiais civis do 16º Distrito Policial da Vila Clementino prenderam o funcionário em flagrante, pelo crime de corrupção passiva, na Praça Manuel Vaz de Toledo, zona sul da capital.

Ainda segundo a SSP, o caso ocorreu após a denúncia de que o trabalhador teria solicitado dinheiro para restabelecer o fornecimento de energia de um estabelecimento comercial . O comerciante acionou um representante do poder público local, que se dirigiu ao endereço e confirmou, em conversa gravada, a exigência da vantagem indevida.

"A Polícia Civil foi então chamada e efetuou a prisão do suspeito, que foi encontrado dentro de um veículo oficial da concessionária, em via pública. A prisão em flagrante foi ratificada, e o caso segue sob investigação pelo 16º DP" , informa.

Ainda segundo a nota, áudios, vídeos e demais provas apresentadas foram anexadas ao inquérito. Por se tratar de crime cuja pena máxima supera quatro anos de reclusão, não foi arbitrada fiança na delegacia.

O homem teria cobrado R$ 2,5 mil para religar a energia do endereço.

O que diz a Aneel

Ao ser questionada sobre o ocorrido, a Enel Distribuição São Paulo também enviou nota ao Portal iG alertando que "os serviços de atendimento a emergências, como reparos na rede da distribuidora para restabelecimento de energia, não estão sujeitos a cobrança individual ao cliente".

"Qualquer exigência de pagamento para reparos na rede elétrica da distribuidora, para restabelecimento de energia, está fora das regras de conduta da companhia" , reforçou a companhia.


E finalizou informando os canais de atendimento da concessionária em São Paulo, em caso de dúvidas dos clientes.

São eles: o site da empresa , o aplicativo Enel São Paulo (iOS e Android) e os telefones (21) 99601-9608 (WhatsApp/Elena) e o 0800 72 72 196, da Central de Atendimento.

Por conta dos estragos causados pela ventania de quarta-feira, quase 1,3 milhão de clientes da concessionária continuavam sem energia por volta das 21h30 da noite de quinta-feira.

As rajadas de vento registradas em São Paulo  também causaram caos nos aeroportos.