
Um funcionário de uma empresa terceirizada da concessionária Enel foi preso nesta quinta-feira (11) por realizar cobranças ilegais à clientes que sofriam com a falta de energia elétrica, ocasionada pela ventania que atingiu a Grande São Paulo nesta quarta-feira (10).
Queda de árvores e danos na rede provocados por rajadas de vento deixaram milhões de residências e estabelecimentos comercias sem energia. O problema persiste há mais de 24 horas.
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Em nota enviada ao Portal iG, a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP/SP ) afirmou que policiais civis do 16º Distrito Policial da Vila Clementino prenderam o funcionário em flagrante, pelo crime de corrupção passiva, na Praça Manuel Vaz de Toledo, zona sul da capital.
Ainda segundo a SSP, o caso ocorreu após a denúncia de que o trabalhador teria solicitado dinheiro para restabelecer o fornecimento de energia de um estabelecimento comercial . O comerciante acionou um representante do poder público local, que se dirigiu ao endereço e confirmou, em conversa gravada, a exigência da vantagem indevida.
"A Polícia Civil foi então chamada e efetuou a prisão do suspeito, que foi encontrado dentro de um veículo oficial da concessionária, em via pública. A prisão em flagrante foi ratificada, e o caso segue sob investigação pelo 16º DP" , informa.
Ainda segundo a nota, áudios, vídeos e demais provas apresentadas foram anexadas ao inquérito. Por se tratar de crime cuja pena máxima supera quatro anos de reclusão, não foi arbitrada fiança na delegacia.
O homem teria cobrado R$ 2,5 mil para religar a energia do endereço.
O que diz a Aneel
Ao ser questionada sobre o ocorrido, a Enel Distribuição São Paulo também enviou nota ao Portal iG alertando que "os serviços de atendimento a emergências, como reparos na rede da distribuidora para restabelecimento de energia, não estão sujeitos a cobrança individual ao cliente".
"Qualquer exigência de pagamento para reparos na rede elétrica da distribuidora, para restabelecimento de energia, está fora das regras de conduta da companhia" , reforçou a companhia.
E finalizou informando os canais de atendimento da concessionária em São Paulo, em caso de dúvidas dos clientes.
São eles: o site da empresa
, o aplicativo Enel São Paulo (iOS e Android) e os telefones (21) 99601-9608 (WhatsApp/Elena) e o 0800 72 72 196, da Central de Atendimento.
Por conta dos estragos causados pela ventania de quarta-feira, quase 1,3 milhão de clientes da concessionária continuavam sem energia por volta das 21h30 da noite de quinta-feira.
As rajadas de vento registradas em São Paulo também causaram caos nos aeroportos.