Tarcísio cobra intervenção imediata na Enel após apagão em SP

Governador de SP disse que o desemprenho da concessionária é insuficiente

Tarcísio
Foto: Monica Andrade - Governo de SP
Tarcísio

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), voltou a defender uma intervenção na Enel após mais um apagão atingir a região metropolitana nesta quarta-feira (10).

Segundo ele, o desempenho da concessionária segue insuficiente para restabelecer a energia dentro do prazo esperado. Ele reforçou a cobrança por uma intervenção imediata e afirmou: “O desempenho da Enel é absolutamente insuficiente. A gente não pode ficar refém desse serviço. Não dá” .

Tarcísio destacou que a gestão do contrato da distribuidora é responsabilidade da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e disse que o governo estadual não possui instrumentos regulatórios para exigir diretamente melhorias.

Ele afirmou que comunica a agência “imediatamente” sempre que há falhas e que o estado envia relatórios detalhando a situação das concessionárias. Segundo o governador, “o maior tempo de restabelecimento e os maiores problemas estão na área da Enel”.

A ventania causou queda de arvore e energia na cidade de São Paulo
Foto: Reprodução/João Vitor Faria
A ventania causou queda de arvore e energia na cidade de São Paulo

Durante evento em Carapicuíba, Tarcísio declarou que outras distribuidoras costumam atuar com mais rapidez em situações semelhantes e voltou a criticar a lentidão da concessionária, dizendo que a performance em outras regiões costuma ser mais eficiente e que esse deveria ser o padrão a ser buscado.

O governador também rebateu críticas feitas anteriormente pelo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD), que havia acusado Tarcísio e o prefeito Ricardo Nunes (MDB) de usar “linguajar populista” ao tratar do tema.

Ele disse que os problemas se repetem a cada evento climático e que não se trata de politização. Em seguida, questionou: “As pessoas que estão sem energia… vão fazer política com elas? Qual é a previsibilidade? Quando a energia vai ser restabelecida?” . Tarcísio acrescentou que o retorno completo do serviço “vai levar alguns dias”.

Em nota ao P ortal iG, a Enel afirmou que já restabeleceu parte do fornecimento após o ciclone, mas ainda trabalha para normalizar o serviço para cerca de 1,3 milhão de clientes. A distribuidora disse que o vendaval histórico causou danos severos à rede, com queda de árvores e postes, e que mais de 1.600 equipes e 700 geradores estão mobilizados para agilizar o restabelecimento.

Rajadas de vento agravaram o apagão

As fortes rajadas de vento desta quarta-feira (10) provocaram queda de energia em vários bairros da capital e da Grande São Paulo. A ventania derrubou árvores e galhos sobre a rede, causando interrupções simultâneas e dificultando o trabalho das equipes.

Tarcísio disse ainda que a intervenção pode substituir a caducidade do contrato, obrigando a Enel a investir na rede . Ele defendeu dividir o contrato da região metropolitana para facilitar a fiscalização.

A renovação antecipada pedida pela empresa foi barrada pela Justiça de São Paulo.

Confira a nota da ENEL na íntegra:

"A Enel Distribuição São Paulo informa que restabeleceu o fornecimento de energia para cerca de 1,2 milhão de clientes, dos 2,2 milhões afetados por um ciclone extratropical que atingiu a área de concessão na quarta-feira (10.12). Outros cerca de 300 mil novos casos ingressaram hoje com solicitação de atendimento, em decorrência da continuidade dos ventos. No momento, a companhia trabalha para restabelecer o serviço para cerca de 1,3 milhão de clientes (15,6% da base da distribuidora).

São Paulo e a Região Metropolitana foram atingidas por um vendaval considerado histórico pelo Inmet, que perdurou por cerca de 12 horas ontem. As rajadas alcançaram 98 km/h, provocaram a queda de árvores e lançaram galhos e outros objetos sobre a rede elétrica. O Corpo de Bombeiros registrou mais de 1.300 chamados relacionados a quedas de árvores.

O evento climático causou danos severos à infraestrutura elétrica, afetando o fornecimento em diversas regiões. Para acelerar a recomposição do sistema, a distribuidora está mobilizando mais de 1.600 equipes em campo ao longo do dia.

A Enel reforça que suas equipes seguem comprometidas com a operação de atendimento a emergências. Em algumas localidades, o restabelecimento é mais complexo, porque envolvem a reconstrução completa da rede, com substituição de postes, transformadores e, por vezes,  recondução de quilômetros de cabos.

Para atender situações prioritárias, a companhia está disponibilizando mais de 700 geradores. A Enel São Paulo reforça que seguirá trabalhando até restabelecer a energia para todos os clientes afetados pelos efeitos do ciclone. A distribuidora orienta que os consumidores priorizem os canais digitais para comunicar falta de luz"