
Os moradores de São Paulo devem ficar atentos às mudanças de circulação no Metrô e nos trens da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos ( CPTM ) neste fim de semana.
A Linha 2–Verde do Metrô terá novamente a velocidade reduzida a partir das 20h deste sábado (16) e durante todo o domingo (17).
Assim como na semana passada , os trens vão circular em via única entre as estações Brigadeiro e Consolação, na Avenida Paulista, e, por isso, vão operar com maior intervalo e em menor velocidade.
Já na CPTM, as linhas 7–Rubi, 10–Turquesa, 11–Coral e 12–Safira são as que terão alterações. Também haverá mudança no Expresso Aeroporto . Confira abaixo:
Sábado (16):
- Das 11h à meia-noite, a Linha 11–Coral terá operação assistida entre as estações Estudantes e Palmeiras–Barra Funda.
- Das 21h de sábado (16) até a meia-noite de domingo (17), os trens da Linha 11–Coral vão circular pela plataforma 2 nas estações Antonio Gianetti Neto e Ferraz de Vasconcelos.
- Das 23h até meia-noite, o embarque e o desembarque nas estações Ribeirão Pires e Guapituba, da Linha 10-Turquesa, serão feitos pela plataforma 1.
Domingo (17):
- Durante todo o dia, os trens da Linha 10-Turquesa vão circular pela plataforma 3 na estação Mauá e pela plataforma 1 na estação Capuava.
- Das 4h às 18h, os embarques nas estações Comendador Ermelino, São Miguel Paulista, Jardim Helena-Vila Mara e Itaim Paulista da Linha 12–Safira serão feitos pela plataforma 1. Das 18h à meia-noite, os trens circularão pela plataforma 1 das estações Comendador Ermelino e São Miguel Paulista.
- Das 8h às 20h, os trens da Linha 11–Coral chegam e partem da plataforma 4 da estação Brás. Os passageiros que quiserem seguir para a estação da Luz precisam utilizar a Linha 7-Rubi.
- Das 9h às 17h, os embarques e os desembarques na estação Botujuru, da Linha 7–Rubi, serão feitos pela plataforma 1.
- Das 8h às 20h, os trens do Expresso Aeroporto chegam e partem da plataforma 8 da estação Brás.
Rotas alternativas no Metrô

No Metrô, o motivo da alteração são as obras do novo túnel que vai ligar as linhas 2–Verde e 4–Amarela.
Como havia feito na semana passada, a empresa recomendou novamente que, se possível, os passageiros utilizem rotas alternativas. Quem estiver na Linha 4–Amarela pode chegar à Linha 3–Vermelha pela estação da República . Já quem vai para a Linha 1–Azul pode utilizar a estação da Luz .
Os que estiverem na Linha 5–Lilás têm a opção de fazer integração com a Linha 1–Azul na estação Santa Cruz .
Para quem estiver indo à Linha 15-Prata, no entanto, será necessário usar a Linha 2-Verde.
Novo túnel
Com capacidade para receber 18 mil passageiros por hora, o novo túnel do Metrô vai ligar a estação Consolação (Linha Verde) à estação Paulista (Linha Amarela).
O objetivo é desafogar o fluxo de pessoas entre as linhas Verde e Amarela – a ligação hoje existente entre as duas estações deverá ser utilizada apenas para quem segue no sentido Paulista-Consolação.
A obra é de responsabilidade do Consórcio Conexão Paulista/Consolação CTS, formado pelas empresas Constran, Telar e Sprail. O investimento é de R$ 70 milhões e a entrega está prevista para 2026.