Equipe do Metrô de SP vai à China iniciar projetos de novos trens

Visita celebrou compra bilionária para expansão das linhas Azul, Verde e Vermelha

Equipe visitou metrô de Qingdao
Foto: Metrô de SP
Equipe visitou metrô de Qingdao
{!$sinalizador_ad$!}

Uma comitiva do Metrô de São Paulo está na China para começar os trabalhos nos novos trens da cidade.

A visita ao país asiático começou nesta semana na CRRC, uma das maiores fabricantes mundiais de equipamentos de transporte ferroviário. Na semana passada, o governo de São Paulo fechou um contrato de R$ 3,1 bilhões com a empresa para o fornecimento de 44 novos trens para o Metrô ( veja detalhes mais abaixo ). 

Em uma foto divulgada pelo Metrô, é possível ver o presidente da companhia, Julio Castiglioni, com um executivo da CRRC. Segundo a empresa brasileira, destacam-se entre as produções da chinesa trens de alta velocidade, urbanos, interurbanos e os comuns de passageiros. 

O presidente do Metrô, Julio Castiglioni, com um executivo da CRRC
Foto: Metrô de SP
O presidente do Metrô, Julio Castiglioni, com um executivo da CRRC


A capacidade de fabricação da CRRC, que tem 46 subsidiárias e 89 linhas de produção, é de 2,6 mil veículos ferroviários por ano.

Nesta sexta-feira (8), a comitiva fez uma visita técnica à sede da Suzhou Huaqi Intelligent Technology, empresa chinesa que fornece serviços e consultoria técnica para transporte ferroviário. 

No local, foram apresentadas “soluções inovadoras” que melhoram a comunicação com os passageiros, segundo o Metrô. 

Foto: Metrô de SP
Visita à Suzhou Huaqi Intelligent Technology


Na quarta-feira (6), os representantes brasileiros haviam visitado o metrô de Qingdao, cidade portuária no leste da China, a cerca de 660 km de Pequim . Lá, puderam ver as estações e funcionamento dos trens, incluindo o sistema de alimentação de energia.

Ainda não há projetos dos trens, segundo o Portal iG apurou junto ao Metrô.

Novos trens

Os trens que serão fabricados pela CRRC vão ser usados na expansão da Linha 2-Verde – da Vila Prudente à Penha –, e para reforçar a frota das linhas 1-Azul e 3-Vermelha . Os trilhos da expansão da Linha Verde chegaram ao  Porto de Santos em meados de julho.

Foto: Governo de SP
Trilhos da expansão da Linha Verde chegaram ao Porto de Santos em meados de julho.


De acordo com o governo, o primeiro trem deve ser entregue pela empresa em pouco menos de dois anos (21 meses).

O governo de São Paulo também anunciou que a chinesa vai abrir uma fábrica de trens em Araraquara . Além dos novos trens do Metrô, a empresa também será responsável pela produção dos veículos do Trem Intercidades (TIC), que ligará São Paulo a Campinas e cuja operação deve iniciar em 2031.