
Os ferroviários das Linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) decidiram cancelar a greve que estava prevista para começar à meia-noite desta quarta-feira (26).
A decisão foi tomada em assembleia realizada na noite desta terça-feira (25), na sede do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias da Zona Central do Brasil (STEFZCB), no Brás, região central de São Paulo.
A greve havia sido convocada em protesto contra a concessão das três linhas à iniciativa privada, que será definida em um leilão previsto para acontecer na próxima sexta-feira (28).
Cláusula de paz e operação normal
Durante a assembleia, os ferroviários aceitaram a proposta de “cláusula de paz” apresentada pelo Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (TRT-2). O acordo prevê que, em vez de paralisar as atividades, os trabalhadores irão vestir roupas pretas e dialogar com os passageiros sobre os impactos da privatização nos próximos dias, mantendo o funcionamento normal das linhas.
A decisão será comunicada ao TRT-2 ainda nesta terça-feira, em audiência presencial na sede do Tribunal.
Segundo o acordo, a CPTM se comprometeu a acionar o Plano de Apoio entre Empresas em Situação de Emergência (Paese); deixar à disposição trabalhadores da área administrativa para apoio nas estações; e remanejar as linhas 7-Rubi e 10-Turquesa para o transporte dos passageiros.
Em nota ao portal iG, a CPTM afirmou que as linhas 7-Rubi e 10-Turquesa da CPTM e todas as linhas do Metrô, assim como as linhas administradas por concessionárias, funcionarão normalmente nesta quarta.
Leilão das linhas de trens será na sexta-feira
O Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI), confirmou que o leilão do Lote Alto Tietê — que inclui as Linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade — será realizado na próxima sexta-feira na B3, em São Paulo.
O contrato prevê um investimento de R$ 14,3 bilhões ao longo de 25 anos para modernização e ampliação dos serviços. De acordo com o governo estadual, a concessão proporcionará melhorias operacionais e tecnológicas, como a construção de oito novas estações e a reforma de 24 já existentes. Além disso, todas as passagens em nível serão eliminadas e substituídas por passarelas, viadutos ou passagens subterrâneas, com o objetivo de aumentar a segurança e melhorar o fluxo no trânsito urbano.