A queda de um avião na região da Barra Funda, na Zona Oeste de São Paulo, na manhã desta sexta-feira (7) , causou grandes transtornos no trânsito da cidade. A interdição de importantes vias levou ao congestionamento e forçou motoristas e passageiros a mudarem suas rotas.
A Avenida Marquês de São Vicente está completamente bloqueada, assim como o acesso ao Viaduto Pompeia. O tráfego na região da Praça José Vieira de Carvalho Mesquita e da Praça Dr. Pedro Corazza também foi interrompido nos dois sentidos para os trabalhos de resgate e perícia. A recomendação das autoridades é evitar o local, já que não há previsão para a liberação das vias.
Além do impacto no trânsito, a queda da aeronave também afetou o transporte público. A SPTrans informou que diversas linhas de ônibus precisaram ser desviadas e algumas tiveram o trajeto alterado. O avião atingiu um ônibus da Viação Santa Brígida, prefixo 732, que ficou em chamas após o impacto.
Linhas de ônibus afetadas
Com as interdições, diversas linhas municipais e intermunicipais precisaram modificar seus itinerários. Entre as afetadas estão:
Linhas municipais:
129F/41 – Conexão Petrônio Portela/Praça do Correio
209P/1 – Cachoeirinha/Terminal Pinheiros
209P/10 – Cachoeirinha/Terminal Pinheiros
8500/10 – Terminal Pirituba/Metrô Barra-Funda
8528/10 – Jardim Guarani/Praça do Correio
8544/10 – Cidade D’Abril 3ª Gleba/Praça do Correio
8600/10 – Terminal Pirituba/Largo do Paissandu
9501/10 – Terminal Cachoeirinha/Largo do Paissandu
Linhas intermunicipais:
231 – Osasco (Jardim Elvira)/São Paulo (Metrô Armênia)
231BI1 – Osasco (Jardim Munhoz)/São Paulo (Metrô Armênia)
399 – Barueri (Parque Imperial)/São Paulo (Terminal Rodoviário Barra-Funda)
524 – Barueri (Trevo de Alphaville)/São Paulo (Terminal Rodoviário Barra-Funda)
560 – Osasco (Largo de Osasco)/São Paulo (Metrô Armênia)
Resgate e interdições
O Corpo de Bombeiros confirmou que o avião caiu sobre veículos em frente a um centro de treinamento, resultando em pelo menos duas mortes e dois feridos. As equipes de emergência seguem no local, e a liberação do tráfego dependerá da conclusão dos trabalhos das forças de segurança e resgate.
Motoristas que circulam pela região da Barra Funda devem buscar rotas alternativas e ficar atentos às atualizações sobre a liberação das vias.