Após forte chuva em São Paulo, moradores reclamam de falta de energia

Enel alega que trabalha para reestabelecer os serviços 'o mais breve possível'

Chuva no viaduto Santa Ifigênia, no centro da capital paulista
Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil
Chuva no viaduto Santa Ifigênia, no centro da capital paulista

Os moradores de São Paulo voltaram a sofrer com falta de energia nesta sexta-feira (23). Após uma tempestade atingir a capital, diversos paulistanos passaram a conviver com queda de energia. Nas redes sociais, internautas alegam que já estão há cinco horas "no escuro". 

Em nota, a Enel , distribuidora de energia do estado de São Paulo, confirma que "alguns clientes" estão sendo afetados. A empresa, porém, não divulgou a quantidade exata de moradores que permanecem sem energia, ressaltando que trabalha para reestabelecer os serviços "o mais breve possível". 

Na rede social X, o antigo Twitter, paulistanos reclamam de falta de luz nas regiões leste e sul. "Qualquer chuva a energia cai na Vila Formosa", disse uma usuária. "Dois minutos de chuva e acaba a luz no Tatuapé. Vocês estão de parabéns, Enel", ironizou outro. 


"Incrível como basta um pouco de água em São Paulo para acabar a luz em alguns bairros. [Governador] Tarcisio [de Freitas] e Enel trabalhando juntos para piorar São Paulo", declarou um terceiro. 

Reclamações 

Em novembro do ano passado, um forte temporal deixou mais de 2 milhões de pessoas sem luz em São Paulo. Na ocasião, a Enel só conseguiu reestabelecer todo seu serviço em sete dias. 

Por causa das reclamações, a empresa virou alvo de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) na Câmara dos Vereadores. No relatório final, ficou recomendado que o contrato com a concessionária não fosse renovado. 

O "apagão" gerou uma crise interna na empresa, que viu seu presidente deixar o cargo após uma forte pressão. A concessionária também foi multada pelo Procon-SP.