Com investimento de R$ 245 milhões, nova unidade traz alta tecnologia e amplia o atendimento em especialidades como oncologia ginecológica e mamária e ginecologia de alta complexidade

Com investimentos de R$ 245 milhões, o novo Hospital da Mulher foi inaugurado oficialmente na manhã desta quarta-feira (14), na região central da capital. Construído em uma área cedida pela Prefeitura de São Paulo, o hospital do Governo do Estado é o maior centro de saúde especializado da América Latina.

“Fico feliz em estar como prefeito nesse equipamento. Esse é um terreno da Prefeitura de São Paulo. Esse equipamento vem para cá e sai de um prédio que era o aluguel mais caro do Governo do Estado”, disse o prefeito Ricardo Nunes.


O novo hospital vai atender especialidades como oncologia ginecológica e mamária, ginecologia de alta complexidade, cuidados paliativos e reprodução humana assistida, além de atuar no ensino e pesquisa do programa de residência médica em Ginecologia e Mastologia. A transferência do antigo prédio para o novo ocorrerá gradativamente, evitando prejuízo aos pacientes, e deve ser concluída no decorrer de outubro. Neste momento já estão funcionando os atendimentos no ambulatório do hospital e todos os profissionais da antiga unidade serão integralmente absorvidos no novo prédio.


“Talvez esse hospital esteja instalado na área de maior vulnerabilidade da nossa capital e vem mostrar que com trabalho, dedicação e a parceria do Governo do Estado de São Paulo com a Prefeitura de São Paulo nós podemos fazer a diferença”, destacou o secretário de estado de Governo, Marcos Penido.


A unidade vai ofertar cerca de 184,3 mil procedimentos ao ano, incluindo atendimentos ambulatoriais, internação e sessões de quimioterapia, hormonioterapia e radioterapia e ampliará a quantidade de leitos para 172, sendo 10 de UTI e 60 de enfermaria. Haverá ainda aumento de 66% nos serviços de quimioterapia e hormonioterapia. No local, as pacientes também contam com tomografia com sedação e ressonância magnética (PET-CT), além da ampliação da oferta de mamotomia e urodinâmica.

A gestão da unidade será feita pela Organização Social de Saúde (OSS) Serviço Social da Construção Civil do Estado de São Paulo (Seconci-SP), selecionada por chamamento público. A Inova, que construiu o prédio, fica responsável pela manutenção predial e a parte de equipamentos. Com mais de 50 mil m² de área construída, o prédio foi erguido por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP) com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento.

“Um atendimento que reúne a humanização e tecnologia, em um ambiente moderno e pensado para o cuidado com as mulheres. Isso faz toda a diferença no tratamento e traz mais qualidade para os pacientes”, afirmou o secretário de estado da Saúde, Jean Gorinchteyn.

Vítimas de violência

A nova unidade mantém um espaço destinado ao programa Bem-me-quer, uma parceria entre as secretarias de Estado da Saúde, da Segurança Pública e Procuradoria Geral do Estado.

Pioneira no país, a iniciativa oferece gratuitamente atendimento médico, assistência psicológica e jurídica e acompanhamento integral a mulheres e crianças vítimas de violência sexual. No ano passado, foram atendidas pelo programa mais de 3 mil mulheres.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!