Idosos estão em grupo de risco do novo coronavírus
Pixabay/rottonara
Idosos estão em grupo de risco do novo coronavírus

Onze idosos diagnosticados com  Covid-19  nos 14 asilos administrados pela Prefeitura de São Paulo morreram por conta da doença, segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde. Os números são de um balanço realizado até o dia 4 de maio.

Ainda de acordo com a pasta, 51 funcionários com suspeita foram afastados dessas ILPIs. A Instituição de Longa Permanência para idoso (ILPI) são residências oferecidas para pessoas com 60 anos ou mais com diferentes graus de dependência, ou seja, que não podem morar sozinhas ou permanecer com a família. Segundo a Secretaria Municipal da Assistência Social (SMADS), 480 pessoas vivem nesses 14 asilos.

"Vai morrer muito mais se economia continuar sendo destroçada", diz Bolsonaro

Desde o dia 14 de março, todas as unidades de acolhimento a pessoas acima dos 60 anos evitam as visitas regulares e suspenderam as atividades coletivas. A Secretaria Municipal de Saúde pontua que outras ações para prevenção do novo coronavírus são a higienização constante nas unidades e a manutenção da ventilação, por meio da abertura das janelas.

Em abril, o Ministério Público abriu uma investigação para saber se asilos públicos e privados de São Paulo estão isolando infectados e disponibilizando equipamentos de proteção individual em suas unidades, após idosos morrerem em razão da doença na capital.

Vacina de Oxford é testada em centenas de pessoas e resultado pode sair em junho

Nesta terça (12), uma resolução da Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo, publicada no Diário Oficial, estabelece que, por causa do vírus, o estado deve prestar apoio financeiro às prefeituras para os centros de acolhimento de idosos.

O Fundo Estadual de Assistência Social (FEAS) deve repassar aos respectivos Fundos Municipais de Assistência Social (FMAS) R$ 150 por idoso residente. O valor é destinado ao custeio das despesas com a pandemia, como aquisição de máscaras e outros equipamentos de proteção, materiais de limpeza, compra de testes de covid-19 e de vacinas da gripe para os idosos residentes.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!