
Duas funcionárias do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet) do Maracanã, na Zona Norte do Rio de Janeiro, foram mortas após disparos na tarde desta sexta-feira (28) . O autor do crime se matou em seguida, segundo confirmado ao Portal iG pela Delegacia de Homicídios da Capital (DHC).
De acordo com nota oficial divulgada pelo CEFET, o autor dos disparos era João Antonio Miranda Tello Ramos Gonçalves, servidor da instituição.
Homem mata duas funcionárias do CEFET e se mata em seguida pic.twitter.com/0mNxSvn6DD
— iG (@iG) November 28, 2025
Em nota, a DHC do Rio de Janeiro diz que a polícia foi acionada e investiga as mortes de três pessoas e que as diligências estão em andamento para apurar os fatos.
Já a Polícia Militar do Rio de Janeiro informou ao iG Último Segundo que a corporação foi acionada após receber relatos de disparos de arma de fogo dentro da instituição de ensino. No local, os agentes do 6º BPM (Tijuca) encontraram duas mulheres baleadas.
As vítimas, ainda de acordo com a PM, foram atendidas imediatamente pelo Corpo de Bombeiros e encaminhadas ao Hospital Municipal Souza Aguiar .
Durante as buscas, os policiais militares encontraram o corpo de um homem apontado como autor dos disparos. Uma pistola foi apreendida.
A Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro confirmou ao Portal iG que o Hospital Municipal Souza Aguiar ' 'recebeu duas mulheres com ferimentos por arma de fogo e provenientes do campus do CEFET-RJ'' .
Uma das vítimas, Allane de Souza Pedrotti, já chegou sem vida ao hospital. Já Layse Costa Pinheiro deu entrada com quadro gravíssimo e não resistiu aos ferimentos.
As vítimas

Allane de Souza Pedrotti, segundo informações do portal Integra, era doutora em Letras e coordenadora da equipe pedagógica e acadêmica da Direção de Ensino do CEFET/RJ.
Já Layse Costa Pinheiro, ainda de acordo com o Integra, atuava como psicóloga escolar no CEFET. A servidora foi a primeira colocada no concurso público para a área de psicologia.
Nota do CEFET/RJ
O CEFET/RJ divulgou nota oficial em que lamentou o atentato e decretou luto oficial de cinco dias. Veja a nota na íntegra:
''É com extrema tristeza que o Cefet/RJ informa o falecimento das servidoras técnico-administrativas Allane de Souza Pedrotti Matos e Layse Costa Pinheiro, vítimas de um atentado no interior da Unidade Maracanã na tarde desta sexta-feira (28). Os disparos foram efetuados por João Antonio Miranda Tello Ramos Gonçalves, também servidor da instituição, que, em seguida, tirou a própria vida.
Imediatamente após o ocorrido, a Unidade Maracanã foi evacuada pela Diretoria de Ensino (DIREN) e foram acionados o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar, que atuaram nos primeiros socorros às vítimas. As motivações do crime serão investigadas pela Delegacia de Homicídios da Capital.
A Direção-Geral do Cefet/RJ lamenta profundamente essa tragédia, que chocou a comunidade acadêmica, e decreta luto oficial por cinco dias na instituição a partir de 1º/12/2025, por meio da Portaria nº 1808/2025.''