Alessandra dos Santos Silva teve o braço amputado após passar por cirurgia no útero
Reprodução/TV Globo - 24.04.2023
Alessandra dos Santos Silva teve o braço amputado após passar por cirurgia no útero

Uma mulher, de 35 anos, teve o braço esquerdo amputado após se internar para a retirada de miomas no útero no Hospital da Mulher Heloneida Studart , em São João de Meriti , na Baixada Fluminense. Segundo a família de Alessandra dos Santos Silva, que é passista da Acadêmicos do Grande Rio , ela só está viva graças à ajuda dos amigos que foram 'incansáveis' e ainda prestam apoio no pagamento de medicamentos e sessões de fisioterapia da trancista após o procedimento.

Alessandra começou a sentir fortes dores abdominais e ter sangramentos em agosto de 2022. Após isso, exames apontaram que a passista estava com miomas no útero e os médicos recomendaram a retirada imediata dos núdulos. 

No final de janeiro, ela foi convocada para a cirurgia e realiza o procedimento na manhã de 3 de fevereiro. No entanto, durante à noite, médicos detectam uma hemorragia. No dia seguinte, a família de Alessandra é informada que ele precisará realizar a retirada completa do útero.

Dois dias após a cirurgia, no dia 5 de fevereiro, parentes da passista vão visitá-la, mas ela estava intubada. De acordo com eles, ela estavam com os braços e pernas enfaixados, além da pontas dos dedos da mão esquerda escurecidas.

No outro dia, a família da trancista é avisada que ela seria transferida para o Instituto Estadual de Cardiologia Aloysio de Castro (Iecac). Na ocasião, segundo os parentes, o braço de Alessandra já estava praticamente preto e um dos médicos afirma que iria realizar uma drenagem já  “que o membro estava começando a necrosar”.

Cerca de cinco dias após a primeira cirurgia, médicos do Iecac informam que a drenagem feita no braço da passista não deu certo e que, por conta disso, precisariam amputar o membro ou a mulher poderia morrer, já que a necrose iria se alastrar. A família autoriza a amputação, no entanto, o estado de saúde de Alessandra se agrava com o rim e o fígado quase parando e com risco de uma infecção generalizada.

“Ela subiu com os médicos apavorados para salvá-la, ou não ia sair dali viva. Chamaram a gente no canto: ‘Queríamos que vocês olhassem a mão dela. Ou tirava, ou ela ia morrer’”, lembrou a mãe, Ana Maria, em entrevista á rede Globo.

Em 12 de fevereiro a trancista é extubada e acorda. Ela afirma que só lse embrar de acordar em outro hospital sem o braço.

Após isso, em 15 de fevereiro, ela recebe alta, mas no final do mesmo mês ela volta ao Iecac para a revisão da cirurgia e o médico afirma para ela e a mãe que está assustado com o estado dos pontos e recomenda o retorno de Alessandra ao Hospital da Mulher.

Após tentar vaga e ser recusada em vários hospitais, em quatro de março, a passista é internada novamente, agora, no Hospital Maternidade Fernando Magalhães e, depois disso, transferida para o Hospital Municipal Souza Aguiar .Um mês depois Alessandra recebe alta. 

“A gente correu muitos hospitais para tentar que ela entrasse, mas todos alegaram que ela tinha que voltar para o lugar onde ela passou pela cirurgia”, disse um familiar.

A mulher que está noiva e tinha o sonho de engravidar, afirma que, agora, só querer justiça e luta para encontrar uma maneira de conseguir trabalhar, agora, sem um dos braços.

“Eu quero que os responsáveis paguem, que o hospital se responsabilize, porque eles conseguiram acabar com a minha vida. Destruíram meu trabalho, minha carreira, meu sonho... tudo”, afirma.

Investigações

Em nota, a Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro afirmou que uma sindicância será aberta para apurar o que realmente ocorreu Hospital da Mulher Heloneida Studart.

Já Polícia Civil informou que o caso de Alessandra foi registrado e está sendo investigado. Eles ainda disseram que os agentes também solicitaram os laudos médicos dos atendimentos da trancista no hospital para que sejam analisados.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o  perfil geral do Portal iG.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!