O policial civil Marcos André de Oliveira dos Santos: acusado de bater na companheira
Reprodução - 27.07.2022
O policial civil Marcos André de Oliveira dos Santos: acusado de bater na companheira

Mesmo com medidas protetivas, que impedem seu ex-companheiro de se aproximar dela, a advogada que denunciou o policial Marcos André de Oliveira dos Santos — ex-chefe de investigações da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam) de Jacarepaguá — relata que não se sente segura. Marcos, que também perdeu o porte e a posse de armas, é considerado réu e vai responder a processo no 3º Juizado de Violência Doméstica. A juíza Aline Maria Gomes Massoni da Costa aceitou, no dia 21, denúncia feita pelo Ministério Público do estado (MPRJ). O agente é acusado de bater e ameaçar a advogada, com quem se relacionou por cerca de um ano. Ela gravou conversas suas com o inspetor e fez registro de ocorrência na Corregedoria-Geral de Polícia Civil.

"Eu temo, tenho muito medo", revela ela ao GLOBO. "Não me sinto segura. Eu o vi sendo vingativo com algumas pessoas, vi do que é capaz. E ele me disse: não preciso fazer, mando outra pessoa fazer."

A vítima lembra que, logo depois de fazer o registro, no fim de fevereiro, não conseguia sair de casa:

"Até absorvente, pedia por aplicativo. Quando saía, eu tremia. A psicóloga que passou a me atender disse que eu tinha que sair. Tive que lutar muito, mas com o tratamento isso foi melhorando."

Também a assustava a autoconfiança do companheiro:

"Ele falava para mim: ninguém nunca vai tirar meu cargo, fiz concurso."

Segundo a denúncia, a prática dos crimes — de lesão injúria, ameaça e violência psicológica — começou em outubro do ano passado, quando a advogada, de 29 anos, propôs terminar o relacionamento com Marcos, de 50 anos, por não aguentar mais o “ciúme doentio” do inspetor.

A decisão de romper com o companheiro “doeu”, diz ela, mas era a única saída:

"Depois que ele falou: vou te matar, vou te furar, vou isso, vou aquilo, eu queria mesmo que ele fosse embora (da casa dela). E eu gravei porque tinha que ter prova. Sabia que ele não iria querer sair."

Depois do registro da ocorrência, a advogada esteve mais duas vezes na corregedoria para prestar depoimento. O último deles, segundo a vítima, durou mais de três horas, e disseram que ela estava se contradizendo, apesar das gravações:

"Sempre acreditei na Polícia Civil. O que aconteceu foi um choque. Sai de lá sem esperança. Parecia que estavam tentando encontrar um motivo para justificar o ato dele (Marcos)."

A corregedoria indiciou o agente ao MPRJ e, após sindicância, abriu Processo Administrativo Disciplinar (PAD). Nesta terça-feira, a Polícia Civil informou que o prazo para concluir o PAD é de 180 dias. As punições vão de suspensão até a demissão do servidor. Sobre o depoimento, a corporação afirmou que a vítima não foi interrogada; ela prestou declarações. “Em decorrência das investigações, o agente foi afastado do atendimento em delegacias”, diz em nota.

O advogado Márcio Alexandre dos Santos, que representa o policial, disse que “todos os lados têm versões” e que “atualmente, só um lado está apresentando os fatos”. Ele destacou ainda que seu cliente tem provas de que não cometeu crime algum.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o  perfil geral do Portal iG.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!