Chuvas intensas
FreePik
Chuvas intensas

A  previsão do tempo, desta quinta-feira (2), é marcada pela  instabilidade, devido à influência de dois sistemas meteorológicos, o Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) e a Zona de Convergência Intertropical (ZCTI), aliados com o calor intenso e alta umidade, devem provocar pancadas de intensidade variada e  riscos de temporais em quase todas as regiões do Brasil, segundo dados meteorológicos da Climatempo. 

Nordeste segue sob alerta, com possibilidade de chuvas intensas em grande parte da região, com pancadas entre 50 mm/dia a 100 mm/dia, conforme previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A instabilidade persiste, influenciada pela ZCIT, e o  mau tempo se espalha, ao longo do dia, pelo Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba,  Pernambuco e Bahia. No entanto, no interior baiano, o tempo segue firme, com temperaturas elevadas. 

Como fica o tempo nas demais regiões?

No Sudeste, a influência marítima e o aquecimento pela manhã e tarde trazem  chuva moderada a forte  para os quatro estados da região. No  Triângulo Mineiro e o centro-oeste de Minas devem registrar precipitações intensas. Enquanto no Espírito Santo, a chuva ocorre de forma mais equilibrada. De acordo com a Climatempo, o  alerta de temporais se concentra no litoral sul e extremo leste de São Paulo, no sul do Rio de Janeiro e na Zona da Mata Mineira.

Na  região Sul, o dia começa com tempo firme em boa parte, contudo a  instabilidade avança  ao longo desta quinta-feira. O VCAN provoca  chuvas moderadas a fortes no Paraná, em Santa Catarina e na Serra Gaúcha. No Rio Grande do Sul, o tempo aparece dividido, com pancadas à noite e tempo estável. 

Previsão do tempo
FreePik
Previsão do tempo


No  Centro-Oeste, a junção de calor e baixa umidade pode trazer pancadas isoladas ao longo do dia. O Mato Grosso e Goiás devem registrar as chuvas mais fortes da região. Já no Mato Grosso do Sul, as pancadas focam no norte e leste.

Enquanto no Norte do país, a alta umidade amazônica mantém o padrão de chuvas na região. Há risco de temporais, com acumulados significativos, no Amazonas, Roraima, Pará e, especialmente, no nordeste paraense e no Amapá. Entretanto, o calor aliado à umidade mantém a forte sensação de abafamento durante toda a quinta-feira (2).




    Comentários
    Clique aqui e deixe seu comentário!

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

    Mais Recentes