Temporais atingem bairros de Curitiba
Daniel Castellano/SECOM
Temporais atingem bairros de Curitiba

Uma mudança radical no tempo, até então marcada pelo calor e o forte sol, foi interrompida pela chegada de uma inesperada chuva em Curitiba, no Sul do Brasil, na tarde do último sábado (7). Um alerta de nível “severo” enviado para diversos celulares assustou os moradores. Nele, a Defesa Civil notificava para a chance de chuva forte na capital paranaense, acompanhada de rajadas de vento e até mesmo granizo.


De acordo com dados do  Sistema Meteorológico do Paraná (SIMEPAR), o acumulado de chuva em Curitiba no sábado (07/02), em média, foi de 15,2 mm. O vento forte atingiu alguns bairros da cidad e como o Pinheirinho: 78,9 km/h às 17h30.

Comunicado da Defesa Civil 

A Defesa Civil envia alertas aos celulares do público sobre condições climáticas que merecem a atenção, como fortes chuvas ou um calor intenso. Mas a classificação do aviso como “severo” acendeu o sinal de atenção na população, que se assustou com a possibilidade de ver Curitiba sob um cenário tão pior quanto o registrado na noite de terça-feira (3).

Naquele dia, uma chuva forte e intensa alagou casas e ruas e derrubou árvores.


De acordo com informações divulgadas pelo Governo do Estado, o alerta foi emitido através do sistema Cell Broadcast , que avisa o público sobre situações mais extremas. Ele é tão importante que, ao ser enviado e recebido no celular da população, se sobrepõe a qualquer aba, site, aplicativo ou programa que esteja aberto no aparelho naquele momento

Não há necessidade de se ter cadastro prévio no site da Defesa Civil para receber os alertas.

    Comentários
    Clique aqui e deixe seu comentário!

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

    Mais Recentes