
O Brasil amanhece nesta quinta-feira (06) com tempo mais firme em grande parte do país, embora áreas de instabilidade ainda provocam chuvas fortes pontuais em alguns estados, como a Bahia e o Paraná.
Confira: Ciclone se forma no Sul e deve atingir 5 estados nesta semana
Os maiores acumulados de chuva devem se concentrar na região Sudeste, que está sob alerta de perigo para tempestades emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) . Há risco de precipitação de até 100 mm em 24 horas e ventos que podem atingir 100 km/h no Rio de Janeiro, Espírito Santo, litoral paulista e leste de Minas Gerais.
Outro alerta para tempestade abrange todo o Rio Grande do Sul e o sul do Paraná. Veja a previsão do tempo por região.
Sul
Boa parte da região terá tempo firme ao longo do dia, aponta a Climatempo. A influência marítima provoca chuva fraca e isolada no litoral, principalmente pela manhã, com chances de pancadas rápidas no noroeste do Paraná durante a tarde.
No fim do dia, a formação de uma baixa pressão no Paraguai deve estimular nuvens carregadas que trazem chuva forte ao Rio Grande do Sul.
Sudeste
O tempo volta a se estabilizar em boa parte de São Paulo, mas chuvas fracas a moderadas ainda atingem o norte e o oeste do estado, com possibilidade de trovoadas isoladas. Uma frente fria mantém instabilidades no litoral, com pancadas mais fortes no Rio de Janeiro, Espírito Santo e norte de Minas Gerais, onde há risco de temporais.
A região segue com alerta laranja de perigo para tempestades que abrangem áreas do leste e sul de Minas Gerais, interior e litoral do Espírito Santo, interior e faixa litorânea de São Paulo e do Rio de Janeiro.
Centro-Oeste
O tempo fica mais firme no Mato Grosso do Sul e no sul de Goiás, mas a combinação de baixa pressão no Paraguai e alta umidade ainda provoca chuvas isoladas. No norte de Goiás e em áreas de Mato Grosso há riscos de chuvas mais fortes, com chance de temporais localizados. A Climatempo destaca que a região deve ter calor e sensação de abafamento, especialmente no Distrito Federal.
Nordeste
As instabilidades provocam chuvas fortes no sul e no oeste da Bahia, com riscos para acumulados elevados. Maranhão e Piauí também vão ter aumento de nuvens e pancadas, enquanto o tempo permanece firme no restante da região.
Norte
O Amazonas segue com chuva concentrada na metade norte e oeste do estado. Acre e Rondônia devem ter precipitações localizadas; Roraima, Pará e Tocantins estão com risco de chuvas mais fortes. O destaque da Climatempo vai para chuvas intensas no Tocantins e no oeste amazônico.