
Os principais rios do Rio Grande do Sul continuam com níveis acima da cota de inundação, mantendo cidades da metade Oeste e Leste do estado sob condições de atenção e alerta hidrológico.
A situação atual é consequência das chuvas recentes e da dificuldade de escoamento das águas, especialmente nas áreas mais próximas ao Guaíba.
Na região Oeste, o rio Uruguai apresenta níveis acima da cota de inundação entre os municípios de São Borja e Uruguaiana, com tendência de lenta elevação.
Já o rio Ibicuí se mantém acima da cota nas estações de Manoel Viana e Passo Mariano Pinto, com indicação de declínio no nível da água.
Na metade Leste, o rio Jacuí permanece acima da cota de inundação entre Cachoeira do Sul e o Delta do Jacuí, também com tendência de queda. Entretanto, os rios Caí, Sinos e Gravataí seguem com níveis elevados em seus trechos mais a jusante.
A elevação do Guaíba interfere no escoamento das águas desses rios, contribuindo para a permanência da inundação.
O Guaíba está acima da cota de inundação nas ilhas e em cota de alerta no cais de Porto Alegre. A previsão é de que o nível siga em lento declínio, mas a mudança na direção dos ventos deve continuar dificultando a drenagem.
A Lagoa dos Patos também segue com níveis elevados, devido ao escoamento da cheia do Guaíba.
Segundo o boletim hidrológico, está indicada a condição de INUNDAÇÃO para os rios seguintes rios:
- Ibicuí (em Manoel Viana e Itaqui);
- Uruguai (de São Borja a Uruguaiana);
- Jacuí (de Dona Francisca a Porto Alegre);
- Pardo, Pardinho;
- Taquari (de Encantado a Taquari);
- Caí (São Sebastião do Caí e Montenegro);
- Paranhana (de Igrejinha a Taquara);
- Sinos (de Campo Bom a Porto Alegre);
- Gravataí (em Alvorada e Gravataí);
- Guaíba (região das ilhas e cais da capital).
A continuidade de chuvas na metade norte do estado, somada à umidade do solo, amplia o risco de alagamentos urbanos, transbordamentos de arroios e pequenos rios, além da elevação dos grandes cursos d’água.
O mapa hidrológico indica condição de ATENÇÃO e ALERTA para as cidades marcadas em amarelo e laranja, respectivamente.
A orientação é para que as populações das áreas afetadas acompanhem os avisos das autoridades locais e permaneçam vigilantes diante da possibilidade de novas inundações.