A Polícia Civil de Goiás deflagrou a Operação Bogus , com o objetivo de desmantelar um grupo criminoso especializado em aplicar golpes por meio de aplicativos de vendas na internet . A ação, que aconteceu nesta quinta-feira (24), ocorre simultaneamente em Goiânia (GO), Cuiabá (MT) e Várzea Grande (MT) , sob coordenação da Delegacia Estadual de Investigações Criminais (Deic) , por meio do Grupo de Repressão a Estelionato e outras Fraudes (Gref) , com apoio da Polícia Civil do Mato Grosso .
As investigações tiveram início após o registro de uma ocorrência envolvendo uma vítima que sofreu prejuízo de aproximadamente R$ 200 mil ao tentar comprar um apartamento em Goiânia.
O grupo utilizava o chamado “golpe do intermediário”, em que criminosos se aproveitam de anúncios em plataformas digitais para enganar compradores e vendedores, simulando intermediação na negociação e desviando os valores envolvidos.
Ao todo, a operação cumpre 40 medidas cautelares, entre mandados de busca, apreensão e outras determinações judiciais. A Polícia Civil segue com os desdobramentos para identificar outros possíveis envolvidos e vítimas do esquema.