Mês de abril ainda deve contar com pancadas moderadas de chuva
Climatempo/Reprodução
Mês de abril ainda deve contar com pancadas moderadas de chuva

Cuiabá está vivenciando um mês de abril atípico, com volumes de chuva muito acima do esperado. Após um temporal durante a madrugada, as precipitações voltaram na capital na parte da tarde desta terça-feira (22).

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), já choveu 281,6 mm entre os dias 1º e 22, valor que ultrapassa o dobro da média histórica para o mês, de 112,8 mm. É o mês de abril mais chuvoso dos últimos 64 anos.

Segundo o site ClimaTempo, somente entre 9h do dia 21 e 9h do dia 22, foram registrados 45 mm de chuva, um dos dez maiores volumes do país nesse intervalo.

Alguns dados chamam atenção:

- Acumulado de 281,6 mm em 22 dias;  

- Abril mais chuvoso desde, pelo menos, 1961 (64 anos);  

- Maior volume em 24 horas no ano: 92,9 mm entre os dias 8 e 9;  

- Abril tem o maior volume mensal de chuva de 2025 até agora.

E o mês ainda não acabou. A previsão indica mais dias de chuva até o fim de abril, com pancadas moderadas a fortes, principalmente no período da tarde e à noite.

Em geral, abril marca a transição para o período seco no Mato Grosso, mas em 2025 a circulação de ventos na América do Sul está mantendo o fluxo de umidade vindo do Norte do Brasil mais constante. Além disso, o calor persiste, e as massas de ar frio que chegaram ao país até agora não foram suficientes para resfriar a atmosfera em Cuiabá.

Outro fator é a ausência da Alta Pressão Subtropical do Atlântico Sul (ASAS), que normalmente atua no interior do Brasil nesta época do ano, reduzindo a umidade e a formação de nuvens de chuva.

Sem a influência da ASAS, o ar segue quente e úmido, favorecendo a continuidade das pancadas de chuva na região.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!