
Um bebê recém-nascido que necessitava de transferência urgente do município mineiro de Pirapetinga para uma UTI neonatal em Juiz de Fora foi salvo, no último domingo (5), em uma ação de apoio aéreo realizada por um dos helicópteros da Esquadrilha Pégasus do Comando de Aviação do Estado (Comave), da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG). Veja o vídeo abaixo.
De acordo com a equipe médica que assistia o recém-nascido, a transferência para Juiz de Fora via rodovia, pelos 170 quilômetros de distância entre os dois municípios, colocaria o bebê em risco de morte, considerando a gravidade do seu estado de saúde.
Foi então que o Comando de Aviação do Estado (Comave) da Polícia Militar de Minas Gerais foi acionada, adaptou a incubadora no helicóptero, realizou o translado com segurança.
Assista ao vídeo da operação.
Apoio aéreo crucial
De acordo com o capitão Robson de Oliveira, do Comave, piloto da aeronave socorrista, o apoio aéreo foi crucial, uma vez que a fragilidade em que a criança se encontrava exigia um atendimento médico-hospitalar especializado.
Em entrevista ao Portal iG, nesta terça-feira (8), ele contou mais detalhes da ação realizada no domingo passado. Confira a entrevista:
Como essa demanda chegou até o Comando de Aviação do Estado (Comave)?
Ela nos foi repassada pelo Batalhão de Operações Aéreas do Corpo de Bombeiros, pois, naquele momento, estavam com a aeronave deles indisponível. Este acionamento é fruto de uma parceria entre a Secretaria Estadual de Saúde e os órgãos estaduais que operam aeronaves.
E qual era a situação passada pelo Corpo de Bombeiros? Como as equipes se prepararam para a operação?
A informação que chegou é que, em Pirapetinga, um bebê recém-nascido prematuro, corria risco de morte e precisava ser transferido com urgência para uma UTI Neonatal em Juiz de Fora.
Os aviões e helicóptero da PMMG, operam com o conceito multimissão, estando as equipes preparadas para apoio aéreo em ocorrências policiais, resgate e traslado aeromédico, traslado de órgãos, combate a incêndios florestais, entre outras missões.
Como os equipamentos da incubadora foram adaptados no helicóptero?

No caso, em poucos minutos foi feita a adaptação da aeronave com a instalação de uma maca para fixar a estufa com o bebê dentro da aeronave. Foi reservado também espaço para o médico e enfermeiro do Samu e seus equipamentos de suporte à vida que acompanharam o bebê durante o traslado.
De onde decolou o helicóptero com destino a Pirapetinga? Em quanto tempo vocês chegaram até o local para o embarque do bebê e da equipe médica?
A aeronave decolou de Belo Horizonte, porque a aeronave de Juiz de Fora se encontra realizando uma manutenção programada. Em uma hora e meia pousou em Pirapetinga.
E quanto tempo de voo até Juiz de Fora?
De Pirapetinga a Juiz de Fora, de ambulância, são mais de 170km ou três horas de viagem. Com a aeronave, foi feito o transporte do bebê e equipe médica em 30 minutos.
Vocês já haviam realizado ações semelhantes?
A aviação da PMMG, em seus mais de 38 anos de história, já fez muitos translados iguais a este e continua preparada para este tipo de apoio sempre que necessário.
Atualmente, além de Belo Horizonte, há cinco bases regionais de aviação espalhadas pelo Estado, com helicópteros, equipamentos e equipe treinada para atender todas as regiões de Minas. As bases estão em Uberlândia, Montes Claros, Juiz de Fora, Governador Valadares e Poços de Caldas.