
A Polícia Federal , em ação conjunta com o Batalhão Especializado de Policiamento do Interior (BEPI) , da PM de Pernambuco , apreendeu 11.650 pés de maconha em três plantios localizados na Zona Rural de Salgueiro (PE) .
As informações foram divulgadas nesta sexta-feira (4). Os agentes já conseguiram destruir no dia da apreensão cerca de 1/4 do total removido das plantações. Segundo a divulgação, a ação impediu a produção de quatro toneladas de maconha .
De acordo com a PF , as frequentes operações policiais de erradicação de maconha no sertão de Pernambuco têm reduzido a produção da droga na região, levando ao aumento da importação do entorpecente do Paraguai. Esse cenário é apontado, segundo a corporação, a partir do crescimento das apreensões realizadas pela Polícia Federal de cargas de maconha vindas do país vizinho.
As operações consecutivas também têm impactado o abastecimento dos pontos de venda de drogas em Pernambuco e em outros estados do Nordeste, diz a PF, dificultando o tráfico e contribuindo para a redução da violência.
Outro ponto positivo levantado é que a escassez do entorpecente supostamente ajuda a prevenir crimes como roubos, furtos, homicídios, latrocínios e disputas territoriais entre facções, informa a nota.
Confira resultados de apreensões divulgados pela Polícia Federal
Resultados de 2022:
- 1 milhão 604 mil pés de maconha foram erradicados;
- 320 toneladas de maconha deixaram de ser produzidas;
- 5 toneladas de maconha pronta para o consumo foram apreendidas;
- 320 plantios destruídos.
Resultados de 2023:
- 618 mil pés de maconha foram erradicados;
- 124 toneladas de maconha deixaram de ser produzidas;
- 168 plantios destruídos.
Resultados de 2024:
- 1 milhão e 372 mil pés de maconha foram erradicados;
- 475 toneladas de maconha deixaram de ser produzidas;
- 260 plantios destruídos.