Projeção de chuva para esta semana feita pelo serviço meteorológico da Alemanha
Reprodução/Metsul
Projeção de chuva para esta semana feita pelo serviço meteorológico da Alemanha


Nesta semana, iniciada na segunda-feira (10), a  chuva aumenta em parte do Sudeste do país e fica mais volumosa em áreas do Nordeste, graças a uma influência da Zona de Convergência Intertropical. As informações foram obtidas pelo Instituto de Meteorologia MetSul, a partir da análise de um mapa feito pelo modelo meteorológico Icon, do serviço alemão Deutscher Wetterdienst .

Na região Norte, os estados com mais  chuva na semana devem ser Amazonas, Pará, Acre e Rondônia. Amapá e Roraima terão chuva mais irregular, com maior volume em pontos localizados, aponta o MetSul. 

Zona de Convergência Intertropical

A atuação do fenômeno meteorológico leva umidade para as regiões do Norte do Brasil
Inmet
A atuação do fenômeno meteorológico leva umidade para as regiões do Norte do Brasil


A atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), com umidade vinda dos trópicos, pode trazer chuvas irregulares e escassas no Tocantins, enquanto provoca chuva com volumes excessivamente altos na costa do Amapá, na Ilha de Marajó e no Norte do Pará.

Na região Nordeste, os maiores acumulados de chuva se darão pela ZCIT na costa e áreas próximas entre o Norte do Maranhão, Norte do Piauí, Centro-Norte do Ceará e no Rio Grande do Norte.

No restante do nordeste brasileiro, a maioria das áreas terá pouca ou nenhuma chuva neste começo de semana, com a instabilidade mais concentrada na costa. A Bahia não deve registrar grandes volumes de chuva, e muitas cidades podem terminar a semana sem qualquer registro de precipitação.

No Centro-Oeste, a semana será de chuva com volumes variados em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás. Em algumas áreas a precipitação poderá ser forte, enquanto em outras será pode ter pouca influência da ZCIT. Os maiores volumes vão ocorrer por causa de temporais isolados, devido ao ar quente e úmido.

Aumento de chuva no Sudeste

Apesar da previsão indicar um aumento no acumulado de chuvas no Sudeste, as precipitações tendem a ser irregulares e mal distribuídas. O longo período seco no Rio de Janeiro e no Sul de Minas Gerais chega ao fim com pancadas no decorrer da semana, de acordo com o MetSul. 


Em São Paulo, a chuva tende a ser muito irregular e isoladamente forte por temporais de verão. Chove pouco na maior parte de Minas Gerais e do Espírito Santo nesta semana.

No Sul do Brasil, a chuva também será irregular, aponta o instituto de meteorologia. Santa Catarina e Paraná terão mais chuva, mas com volumes baixos na maioria dos lugares e de forma irregular. No Rio Grande do Sul, a chuva será pouca na maior parte do estado, e muitas cidades não devem ter precipitação. As áreas do Norte e Leste do estado têm mais chances de chuva.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!