O Vaticano anunciou nesta terça-feira (18) que o Papa Francisco
, de 88 anos, foi diagnosticado com pneumonia bilateral
e segue internado no hospital Policlinico Gemelli
, em Roma
.
Segundo comunicado oficial, a doença "continua a apresentar um quadro complexo" e está sob tratamento médico intensivo. ( veja a nota completa abaixo
).
Segundo site Doctoralia, a pneumonia bilateral ocorre quando ambos os pulmões estão afetados por uma infecção pulmonar. Isso pode ser causado por uma variedade de agentes infecciosos, incluindo bactérias, vírus e fungos. A Santa Sé informou que, devido à hospitalização, todas as atividades do Papa para o próximo fim de semana foram canceladas.
Apesar do estado de saúde delicado, o comunicado ressaltou que Francisco está de bom humor. Nesta terça-feira, o Vaticano afirmou que o Papa teve "uma noite pacífica" e conseguiu se alimentar normalmente pela manhã. No entanto, não há previsão de alta, e os médicos preveem um período prolongado de internação.
Ainda de acordo com o Vaticano, o Papa está emocionado com as mensagens de apoio recebidas durante sua hospitalização, incluindo desenhos e votos de melhoras enviados por fiéis internados no mesmo hospital.
Com a mudança no tratamento, a audiência geral programada para quarta-feira (19) também foi cancelada.
Veja o comunicado oficial
"Os exames laboratoriais, a radiografia de tórax e as condições clínicas do Santo Padre continuam a apresentar um quadro complexo. A infecção polimicrobiana, que surgiu no contexto de bronquiectasia e bronquite asmática, e que exigiu o uso de terapia com cortisona antibiótica, torna o tratamento terapêutico mais complexo. A tomografia computadorizada de tórax de controle a que o Santo Padre foi submetido esta tarde, prescrita pela equipe de saúde do Vaticano e pela equipe médica da Fondazione Policlinico 'A. Gemelli', demonstrou o início de uma pneumonia bilateral que exigiu terapia farmacológica adicional. No entanto, o Papa Francisco está de bom humor. Esta manhã ele recebeu a Eucaristia e, durante o dia, alternou o repouso com a oração e a leitura de textos. Ele agradece pela proximidade que sente neste momento e pede, com o coração agradecido, que continuemos a rezar por ele".