
Um terremoto de magnitude 7,6 atingiu o Mar do Caribe, ao sul das Ilhas Cayman, neste sábado (8), de acordo com o US Geological Survey e apuração da agência de notícias Associated Press (AP). Várias ilhas e países pediram que as pessoas perto do litoral se deslocassem para o interior a partir de alertas de tsunami.
O tremor ocorreu às 18h23 (20h23 no horário de Brasília) no meio do mar caribenho e teve uma profundidade de 10 quilômetros, disse o USGS. Seu epicentro estava localizado a 209 quilômetros ao sul-sudoeste de George Town, nas Ilhas Cayman.
Os alertas de tsunami foram suspensos um tempo depois, em áreas costeiras das Ilhas Cayman, Honduras e Cuba, comunicou o sistema de monitoramento dos Estados Unidos.
Segundo a AP, o Gerenciamento de Riscos das Ilhas Cayman pediu aos moradores próximos à costa que fossem para o interior e para terrenos mais altos, alertando que ondas relativamente grandes eram esperadas. Posteriormente, o governo local afirmou que estava "tudo bem" em seu perfil do Facebook.
Países que emitiram alertas

O terremoto disparou alertas de tsunami para as Bahamas, Cuba, Honduras, Ilhas Cayman, Ilhas Virgens, Porto Rico e República Dominicana.
Inicialmente, o Centro Nacional de Alerta de Tsunami dos EUA (NWTC, em inglês) emitiu um alerta para Porto Rico e Ilhas Virgens, recomendando que moradores evitassem praias, portos e áreas costeiras, segundo agências de notícias.
Depois, a ameaça de tsunami chegou a permanecer para Cuba, onde ondas entre um e três metros acima do nível do mar eram esperadas, e para Honduras e Ilhas Cayman, onde ondas de até um metro poderiam atingir a costa. Essas ondas eram previstas entre 20h e 22h30 (horário do leste dos EUA).
O tremor ocorreu a pouca profundidade, segundo o NWTC. Após cancelar o alerta, o sistema de monitoramento dos EUA informou que que “pequenas mudanças no nível do mar podem ocorrer” nos outros países caribenhos.