Chuvas intensas atingem parte do Sudeste e Centro-Oeste no Brasil
Reprodução/X
Chuvas intensas atingem parte do Sudeste e Centro-Oeste no Brasil

O Instituto Nacional de Meteorologia ( Inmet ) prorrogou o alerta laranja  de "perigo" para as fortes chuvas até sábado, dia 1º de fevereiro.

As fortes chuvas estão previstas para atingir grande parte da região Sudeste , incluindo os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais . O fenômeno também deve passar por parte de Goiás , trazendo riscos de tempestades e ventos intensos, exigindo atenção da população.

Nas áreas sob alerta, a previsão aponta ventos entre 60 e 100 km/h , além de precipitações que podem variar de 30 a 60 mm/h ou entre 50 e 100 mm/dia , segundo o Inmet .

Defesa Civil emite alerta extremo

Diante da possibilidade de transtornos, o Inmet alertou para riscos como quedas de árvores, cortes de energia elétrica, alagamentos e descargas elétricas. No Rio de Janeiro, a Defesa Civil chegou a enviar um "alerta extremo" por celular para moradores de áreas de risco na quarta-feira (29), reforçando a necessidade de atenção redobrada.

Em São Paulo, a Defesa Civil estendeu o alerta preventivo para alagamentos, enchentes e deslizamentos até domingo (4), devido à intensificação das chuvas provocada pela aproximação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS).

Além do alerta laranja, o Inmet também emitiu alertas amarelos para outras regiões do país, incluindo o Centro-Oeste, abrangendo os estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. No Sul do Brasil, especialmente em Santa Catarina, a expectativa é de grande volume de chuvas, elevando a preocupação com doenças relacionadas a enchentes e alagamentos.

Regiões sob alerta laranja

As áreas mais afetadas pelas chuvas intensas, segundo o Inmet, incluem:

São Paulo:

- Campinas;

- Piracicaba;

- São José do Rio Preto;

- Ribeirão Preto;

- Macro Metropolitana Paulista;

- Metropolitana de São Paulo;

- Itapetininga;

- Araraquara;

- Bauru;

- Vale do Paraíba Paulista.

Rio de Janeiro:

- Sul Fluminense;

- Metropolitana do Rio de Janeiro;

- Centro Fluminense;

- Norte Fluminense;

- Noroeste Fluminense;

- Baixadas.

Minas Gerais:

- Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba;

- Central Mineira;

- Zona da Mata;

- Oeste de Minas;

- Sul/Sudoeste de Minas;

- Campo das Vertentes;

- Metropolitana de Belo Horizonte;

- Noroeste de Minas;

- Norte de Minas.

Goiás:

- Centro Goiano;

- Leste Goiano;

- Sul Goiano;

- Norte Goiano;

- Noroeste Goiano.

Distrito Federal:

- Todo o território.

Recomendações de segurança

O Inmet reforça a importância de adotar medidas de precaução diante da previsão de fortes tempestades. Entre as principais orientações, a recomendação é evitar abrigo sob árvores durante rajadas de vento, devido ao risco de quedas e descargas elétricas. Também é aconselhável não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda, que podem ser derrubadas pelos ventos.

Em caso de emergência, a população deve acionar a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo número 193.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!