![Chuva deixa vias de Sorocaba alagadas Chuva deixa vias de Sorocaba alagadas](https://i0.statig.com.br/bancodeimagens/f4/7d/32/f47d32o6umuhio3gbf59ulk1b.jpg)
Um temporal atingiu a região de Sorocaba, no interior de São Paulo. Por volta das 17h, a chuva forte causou transtornos e alagou vias importantes da cidade. Segundo a Defesa Civil, choveu cerca de 54 mm em uma hora na cidade.
Às 17h30, aproximadamente, a Defesa Civil emitiu um alerta para a população por meio do “ Defesa Civil Alerta”, que faz o envio de mensagens e recomendações em casos de situações de desastres. Ele é feito por meio de uma tecnologia de transmissão, via celular.
"Defesa Civil: Chuva forte persistente no municipío de Sorocaba. Há riscos para alagamento e deslizamentos. Mantenha-se em local seguro", diz a mensagem.
Um vídeo registrado por um morador mostra a situação da Avenida Dr. Afonso Vergueiro alagada. Nas imagens, é possível ver lojas, parte de um shopping e uma praça tomada pela água.
Além da região metropolitana de Sorocaba, a Defesa Civil emitiu alerta para região de Campinas, Santa do Parnaíba, Zona Norte e Oeste da capital, Araraquara e São Carlos.
Interdição temporária
Devido à chuva intensa no fim de tarde desta terça-feira (28), a Prefeitura de Sorocaba informou que há interdições temporárias de tráfego, devido a alagamento, na Av. Afonso Vergueiro e proximidades da Praça da Bandeira; na Av. Ipanema x Rua Major Gambetta e Av. Dom Aguirre x Ponte Salomão Pavlovsky (pista bairro/Centro). Agentes de trânsito coordenam o tráfego nesses pontos orientam quanto a rotas de desvio.
Houve enxurradas registradas na Av. Antonio Carlos Comitre x rua Assunção, Av. Washington Luiz x Av. Pereira Inácio.
INMET emite alerta
O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) publica aviso de chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h). As chuvas devem atingir as regiões Centro-oeste e Sudeste nesta terça-feira.
Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal foram atingidos com pancadas de chuva. Já São Paulo, Rio de Janeiro, parte de Minas Gerais, Espírito Santo e Paraná também estão sendo afetados com temporais.
O motivo do acúmulo das nuvens é uma zona de baixa pressão que se estabeleceu no Paraguai, mudando a direção dos ventos e trazendo instabilidade para o Brasil.
Em atualização