O estado de São Paulo deve continuar a ter sol, calor e chuvas rápidas e isoladas nos próximos dias. Essa previsão, porém, não se aplica ao litoral, onde chuvas intensas são esperadas pelo menos até esta sexta-feira (10).
Nesta quinta-feira (9), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja, de "perigo", para temporais em para todo o litoral paulista, valendo até às 10h de hoje.
O aviso engloba o município de Peruíbe, onde a chuva de 283 mm em apenas dois dias deixou grande parte da cidade alagada, mil pessoas afetadas e 300 desabrigadas. A quantidade de chuva supera os 236 mm previstos para todo o mês de janeiro, conforme o levantamento da Defesa Civil estadual.
Com o alerta meteorológico, a Defesa Civil já anunciou que suas equipes estão em campo para ajudar os moradores. À tarde, as condições climáticas devem melhorar e o sol deve aparecer, reduzindo a preocupação e os efeitos da chuva.
No fim de semana, a previsão também é de Sol entre nuvens e chuvas isoladas no período da tarde, de curta e fraca intensidade. A chuva, no entanto, não dará trégua e deve vir em menor volume.
Dias de verão na região metropolitana
A previsão é diferente para a região metropolitana de São Paulo: o Inmet prevê dias de sol entre nuvens e temperaturas em elevação no decorrer do dia. Segundo o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas) da prefeitura, a parte da tarde deve ter pancadas rápidas e isoladas. Os termômetros devem variar entre 18°C e 28°C.
Ainda de acordo com o CGE, o tempo deve continuar abafado no sábado (11). As mínimas variam entre 17°C, enquanto as máximas podem superar os 29°C.
O cenário se repete no domingo (12), sendo a única diferença a temperatura máxima, que deve ficar na casa dos 26°C. Ainda assim, os paulistanos poderão aproveitar o sol e o calor.