As fortes chuvas que atingem o Espírito Santo desde a terça-feira (7) seguem deixando o estado em alerta. De acordo com informações da Defesa Civil, foram registrados mais de 123 mm de chuva em Serra, na Grande Vitória, onde há alto risco para deslizamentos.
Ao todo, 33 municípios foram atingidos. Além disso, há 320 pessoas desalojadas e 26 desabrigadas.
O Instituto Nacional de Metereologia (Inmet) emitiu um alerta vermelho, de "grande perigo", para um acumulado de chuva na região. O órgão reforça o grande risco de alagamentos e transbordamentos de rios e grandes deslizamentos de encostas nas áreas afetadas, além de chuva superior a 60 mm/h ou acima de 100 mm/dia.
Além disso, o Rio Santa Maria da Vitória, no município de Santa Leopoldina, triplicou de volume desde a manhã do dia 9 e ultrapassou em dois metros o nível de inundação, chegando a 6 metros.
Também o Rio Doce - que nasce em Minas e deságua no oceano pelo Espírito Santo - chegou a 3,66 metros em Linhares e ultrapassou a cota de inundação, que é de 3,45 metros, segundo o último boletim da Defesa Civil.
Também ocorreu o rompimento de uma barragem no município de Rio Bananal, onde os bombeiros foram acionados para resgatar diversas famílias de suas residências devido à inundação.
Chuva deve continuar nos próximos dias
Segundo o Inmet e a Climatempo, a previsão é que a chuva forte continue por todo o Espírito Santo pelo menos até o próximo domingo (12), com alerta para cidades da Região Norte.
O sul do estado também deve ser afetado pelas chuvas, mas com volume entre 40 e 120 mm.