Avião que caiu em Gramado não tinha caixa-preta; veja detalhes do modelo

Aeronave caiu na manhã desse domingo e deixou 10 pessoas mortas em Gramado (RS)

Avião que caiu nesse domingo (22) não tinha caixa-preta
Foto: RBS TV/Reprodução
Avião que caiu nesse domingo (22) não tinha caixa-preta

avião que caiu em Gramado (RS) nesse domingo (22) e matou 10 pessoas era de origem norte-americana, um  Piper Cheyenne , produzido pela Piper Aircraft, entre 1984 e 1991. Como a aeronave era de pequeno porte e tinha capacidade para até nove passageiros, ela não tinha caixa-preta.

A informação foi confirmada pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) à Polícia Civil.

Ao g1, especialistas disseram que esse fator pode dificultar as investigações sobre as circunstâncias do acidente .

"Então, a investigação vai ter que ser baseada, única e exclusivamente, nas imagens que a gente tem de câmeras de segurança e nos destroços da aeronave porque esse avião, infelizmente, não tinha a previsão de ter caixa preta. Ele não tem gravador de voo porque ele pode transportar até nove passageiros – você não é obrigada a ter. Então, acima disso, você precisa ter. Fora uma tecnologia mais antiga também. Hoje em dia, tem aeronaves um pouco menores até que já possuem", afirmou o especialista em segurança de voo Fabio Borille ao g1.

Imagem mostra família de empresário embarcando em avião que caiu ontem
Foto: Reprodução / Redes sciais
Imagem mostra família de empresário embarcando em avião que caiu ontem

Após um acidente aéreo , a busca pela caixa-preta geralmente é prioridade depois que os sobreviventes são resgatados, já que ela registra dados e vozes de dentro do avião, podendo conter dados como as últimas conversas da tripulação e outras informações importantes da aeronave, como velocidade, aceleração, condições climáticas, altitude e ajustes de potência.

A caixa-preta é dividida em duas partes: o gravador de voz do cockpit (CVR) — que registra as últimas horas de conversas e sons internos da aeronave — e o gravador de dados de voo (FDR), que captura informações técnicas sobre o trajeto do avião até a queda dele.

O avião que caiu em Gramado é de porte pequeno e com motor à hélice. O modelo tem 13,2 metros de comprimento, 5,1 metros de altura e uma envergadura de 14,5 metros.

Ele pode transportar quase uma tonelada de peso útil. Especialistas consideram um modelo seguro.

O acidente

O avião caiu em Gramado por volta das 9h15 após sair de Canela . O destino seria Jundiaí, em São Paulo. Com a queda, todos os 10 ocupantes morreram.

Além dos 10 mortos, o acidente fez com que 17 pessoas que estavam em solo precisassem receber atendimento médico após inalar a fumaça provocada após a queda da aeronave.

De acordo com a Polícia Civil, as vítimas são o empresário Luiz Cláudio Salgueiro Galeazzi, de 61 anos, e nove familiares : a mulher, três filhas, a sogra, a irmã, o cunhado e duas crianças. Os nomes não foram divulgados.

Segundo a Secretaria da Segurança Pública do Rio Grande do Sul, o avião colidiu na chaminé de um prédio, depois no segundo andar de uma residência e, então, caiu sobre uma loja de móveis. Destroços ainda atingiram uma pousada.

Vídeos compartilhados nas redes sociais mostram uma grande área em chamas após a queda do avião.