A previsão do tempo para São Paulo e região metropolitana indica chuvas fortes e generalizadas entre terça-feira (3) e quarta-feira (4), segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE). A chegada de uma frente fria nesta segunda (2), vinda do Rio Grande do Sul , associada a instabilidades no interior do estado, será responsável pela intensificação das chuvas no início da semana.
O tempo instável começa já nesta segunda-feira (2), quando as temperaturas vão variar entre 21°C e 30°C, com pancadas de chuva à tarde e ventos fortes. A umidade do ar deve se manter acima dos 55%, e a previsão de chuvas continua até quarta-feira (4), com possibilidade de mais rajadas de vento e risco de alagamentos.
Na terça-feira (3), as chuvas começarão já na madrugada, com intensidade variando de moderada a forte ao longo do dia. O tempo será marcado por raios e rajadas de vento que podem superar os 60 km/h, aumentando o risco de transtornos como quedas de árvores, alagamentos, deslizamentos de terra, desabamentos e transbordamentos de rios e córregos. As temperaturas deverão ficar entre 18°C e 23°C, com a umidade do ar muito alta, entre 85% e 98%.
RS
No Rio Grande do Sul, a previsão também é de condições severas devido à aproximação da frente fria que deve afetar a metade norte do estado nesta segunda-feira (2).
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta para tempestades com risco de queda de árvores, alagamentos e danos em plantações, principalmente nas regiões Noroeste e Norte, onde as chuvas podem acumular de 60 a 85 milímetros em apenas um dia.
As tempestades no Rio Grande do Sul devem trazer rajadas de vento, descargas elétricas e, possivelmente, granizo. A previsão é que as chuvas mais fortes atinjam a região Oeste, Campanha e Sudeste durante a madrugada e o início da manhã, com enfraquecimento das instabilidades antes do meio-dia. Já na Serra, a previsão é de chuvas fortes e temporais até o final da noite.
A população deve estar atenta às orientações da Defesa Civil e evitar áreas de risco.
O Inmet compartilha instruções de como agir em caso de transtornos relacionados às tempestades previstas. Confira abaixo.
- Rajadas de vento: não buscar abrigo debaixo de árvores, em razão do risco de quedas e descargas elétricas;
- Veículos: não estacionar próximo a torres de transmissão e placas de propaganda, por conta do risco de caírem;
- Aparelhos elétricos: em casa, para evitar a queima de eletrodomésticos, desligue os aparelhos e o disjuntor;
- Em caso de transtornos: contate a Defesa Civil (telefone 199) e o Corpo de Bombeiros (telefone 193).