Como justificar o voto após as Eleições: veja passo a passo e prazos

Se você não compareceu às urnas nas eleições e ainda não justificou sua ausência, não se preocupe! Há prazos para regularizar sua situação. Confira como justificar seu voto, de acordo com as orientações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Prazos para justificar o voto

1º turno (6 de outubro de 2024): Justificativa até 5 de dezembro de 2024; 2º turno (27 de outubro de 2024): Justificativa até 7 de janeiro de 2025.

André Lourenti Magalhães

Existem várias formas de realizar a justificativa:

Aplicativo e-Título: Disponível para smartphones, permite justificar o voto de forma online. Sistema Justifica: Acesse o site do TSE, preencha o formulário e anexe os documentos que comprovem sua ausência. Autoatendimento Eleitoral: No portal do TSE e dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs), você encontra a opção para justificar online. Cartório Eleitoral: Entregue o Requerimento de Justificativa Eleitoral (pós-eleição) diretamente no cartório, junto com a documentação necessária.

Justiça Eleitoral

Documentação necessária

Para justificar sua ausência, você deve apresentar comprovações válidas, como atestados médicos e comprovantes de viagem. Esses documentos serão analisados pela sua zona eleitoral.

Reprodução/freepik

Se você não justificar sua ausência, pode enfrentar as seguintes penalidades:

Multa. Bloqueio de passaporte. Impossibilidade de participar de concursos públicos. Dificuldades para renovar matrícula em universidades públicas.

Tânia Rêgo/Agência Brasil

Ônibus de graça e mais agentes da GCM: Nunes faz 46 promessas para os próximos 4 anos

Redação GPS

Quer ficar por dentro das principais notícias do dia? Participe do nosso canal no WhatsApp

Flipar

Veja mais Top Stories