A 6ª Vara Criminal de Brasília condenou o empresário Luiz Basseto Júnior a pagar uma indenização de R$ 10 mil ao ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal (STF). A sentença foi proferida nesta segunda-feira (22).
O caso aconteceu quando Zanin ainda não era ministro e atuava como advogado do presidente Lula (PT), em janeiro de 2023. O empresário o importunou no banheiro do aeroporto capital do Distrito Federal.
Basseto se aproximou de Zanin enquanto ele escovava os dentes. “Parece destino. O pior advogado que possa existir na vida aqui. Olha o bandido, o corrupto aqui”, afirmou, filmando as agressões. Ele também chamou Zanin de “safado” e “vagabundo”.
Conforme relatado pela Juíza Mariana Rocha Cipriano Evangelista ao UOL, o agressor confirmou os fatos narrados na denúncia-crime e as provas documentais apontam que o agressor queria atingir a honra e a dignidade de Zanin.
Basseto foi condenado a quatro meses e 15 dias de detenção, mas a Justiça substituiu a pena privativa de liberdade por pena restritiva de direito. O acusado poderá recorrer à decisão em liberdade.
Quer ficar por dentro das principais notícias do dia? Clique aqui e faça parte do nosso canal no WhatsApp