A Lua Cheia Vermelha impressionou os moradores do Mato Grosso do Sul na noite desta segunda-feira (24). O astro apresentou um tom avermelhado incomum.
Bastante chamativa, a cor serve como alarme. Metereologistas explicaram que a coloração tem a ver com poluição do ar, falta de chuva e incêndios locais, que afetam principalmente o Pantanal.
Josélia Pegorim, em entrevista ao Climatempo, explicou que as partículas de sujeira, principalmente causada pelos incêndios no Pantanal , acumulam-se no ar. Sem chuvas, não se dissipam, e causam alteração da coloração.
Em teoria, quanto mais poluído, mais vermelha a Lua fica. E não acabará tão cedo, acredita a metereologista:
"Ainda tem muito inverno pela frente, muita secura, muita poeira no ar para ficar concentrada. Infelizmente, esse é o inverno em que nós vamos ter menos chuva do que o normal".
Incêndio no Pantanal e Mato Grosso do Sul
Há alguns dias, a região do Pantanal sofre com o maior incêndio desde 1988 . A situação segue agravando-se e sem expectativa para melhoras dos incêndios florestais.
Foram contabilizados mais de 3 mil focos de incêndio que atingiram 627 mil hectares do Pantanal. Os dados são da UFRJ.
O governo do Mato Grosso do Sul decretou, na segunda-feira, situação de emergência em diversos municípios. O decreto durará 180 dias.
A partir do decreto, o socorro e combate é mais emergente e eficaz. Agentes são autorizados a entrar em casas para evacuar ou prestar socorro. Propriedades particulares poderão ser usadas como lugares de ajuda.
Vídeos da Lua cheia vermelha
Moradores registraram vídeos e fotos impressionantes da Lua Cheia vermelha da última noite. JD Dervalho, fotógrafo, usou um telescópio para as imagens.
José Guilherme, adolescente de 14 anos, também usou um telescópio para fotografar o astro. Veja: