As sucuris
, também chamada de anacondas, habitam os corpos d'água do Brasil. Conhecidas por seu tamanho impressionante, elas são um dos maiores predadores da fauna brasileira. Pertencem ao gênero Eunectes, sendo a Eunectes murinus a espécie mais conhecida.
As sucuris são encontradas principalmente na América do Sul, com grande concentração no Brasil, onde habitam rios, pântanos e florestas inundadas. São conhecidas por seu tamanho impressionante, podendo atingir mais de 6 metros de comprimento e pesar mais de 100 quilos.
Possuem uma coloração que varia do verde-oliva ao marrom, com manchas negras ao longo do corpo. Apesar da fama de predadoras vorazes, raramente representam um perigo para os seres humanos, preferindo evitar o contato.
Sua alimentação é composta por presas que podem capturar com facilidade, utilizando sua força para constrição. O ciclo de vida das sucuris inclui a reprodução por meio de ovoviviparidade, na qual os filhotes nascem após o desenvolvimento dentro de ovos que permanecem no interior do corpo da fêmea.
Elas desempenham um papel importante nos ecossistemas aquáticos, controlando populações de presas e contribuindo para a saúde ambiental.
Veja 10 imagens impressionantes de sucuris pelo Brasil:
Quer ficar por dentro das principais notícias do dia? Clique aqui e faça parte do nosso canal no WhatsApp.